Brócolis - Em geral, os vegetais verdes como couve, espinafre, couve-de-bruxelas e agrião, são ótimas fontes de cálcio e ferro. O brócolis, por exemplo, é rico em cálcio e vitamina K, que fortalecem os ossos e ajudam a prevenir a osteoporose.
“A melhor maneira de combater a doença é a prevenção. Ações simples, como não beber, não fumar, praticar exercícios físicos e se expor à luz solar por alguns minutos auxiliam na melhora da qualidade de vida no envelhecimento”, ressalta o especialista.
Pensando nisso, Elaboramos uma lista dos 10 Alimentos que Ajudam a prevenir a osteoporose.
Para prevenir a osteoporose é fundamental a ingestão de alimentos com cálcio e vitamina D, exposição solar moderada e prática regular de atividade física. Ana Paula alerta que garantir a ingestão adequada de cálcio e vitamina D durante a infância ajuda a prevenir a osteoporose na vida adulta.
Osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Três em cada quatro pacientes são do sexo feminino. Afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa.
Veja abaixo, uma lista do que inserir em seu cardápio para fortalecer os ossos:
A osteoporose é uma doença que podemos prevenir. Algumas medidas podem reduzir o risco de uma pessoa desenvolver osteoporose e em uma pessoa que já tenha osteoporose, que os ossos se tornem mais fracos. E quanto mais cedo essas medidas forem tomadas mais eficaz será a prevenção.
A manutenção de quantidades suficientes de cálcio e vitamina D no corpo é a principal forma de prevenção da osteoporose. Se uma pessoa não ingere cálcio suficiente, o organismo “roubará” dos ossos. Dessa forma, consuma regularmente laticínios como leite e iogurte.
Doenças dos Ossos
Conheça três cuidados para manter a saúde dos ossos
Realizar atividades físicas que fortaleçam a musculatura também pode ajudar a evitar quedas e, consequentemente, fraturas. Portanto, evitar o sedentarismo é essencial para a prevenção da osteoporose, já que o ócio muscular e ósseo torna essas estruturas mais frágeis e mais vulneráveis a fraturas.