O solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre, pois é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se desenvolverem. O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura.
Na classificação da capacidade de uso das terras, há maior interesse em considerar grupos de características e de propriedades do que considerá-las isoladamente. Isso porque cada classe de terra é distinguida das demais por grande número de características e propriedades, que podem influir em importantes deduções.
Cada horizonte do solo possui suas características e seus minerais, isso permite que saibamos em quais camadas podemos encontrar rochas preciosas, e em quais camadas poderemos plantar.
Os horizontes diagnósticos, são importantes na classificação dos solos, pois os critérios estabelecidos pelo Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (SiBCS) são fundamentados na presença ou ausência destes horizontes (Santos et al., 2015).
A classificação de um solo é obtida a partir da avaliação dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que o representam.
No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.
Os tipos de solo são classificados de acordo com as variáveis de cor, a textura, porosidade, quantidade de matéria orgânica. Seguem exemplos dos tipos de solo: Solo arenoso – tem consistência granulosa como a areia, é permeável à água. ... Solo argiloso – tem consistência fina e é impermeável à água.
Quais são os elementos que compõe o solo?
Resposta: Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura. Solo latossolo – é composto por argila e catins, além de conter alumínio e ferro.
solo humífero
O Solo Humífero é um tipo de solo, também conhecido como terra preta. Apresenta cerca de 70 % de húmus , seres em decomposição, organismos vivos,água e ar. É ideal para o cultivo, pois é arejado, permeável e fornece grande parte dos sais minerais necessários às plantas.
O solo argiloso, chamado de “solo pesado”, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados.
A dica é cavar um buraco no solo de aproximadamente 60 cm de profundidade, enchê-lo com água e deixar por cerca de quatro horas. Se a cavidade ainda não estiver seca depois desse tempo, é sinal de que a drenagem é necessária.
O processo de instalação de drenos pode ser resumido em 7 etapas:
Sistema de drenagem Primeiro vem uma camada de brita, depois a manta de bidim e só então a areia com terra adubada antes do plantio das mudas”, explica a paisagista Marisa Lima. Para cada vaso ou jardineira, o processo de drenagem é formado por 1/3 de brita e 2/3 de areia misturada com terra vegetal adubada.