A doença de Cushing é a síndrome de Cushing que resulta de excesso de produção do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), geralmente secundária a adenoma hipofisário. Os sinais e sintomas típicos incluem face em lua e obesidade do tronco, hematoma fácil e pernas e braços finos.
Um teste da saliva recolhido tarde na noite pode ser indicativo da circunstância se há uns níveis elevados de presente do cortisol. Um outro teste é o teste da meia-noite do cortisol do plasma. o teste da supressão do dexamethasone da Baixo-dose é um outro teste tradicional para diagnosticar a síndrome de Cushing.
A síndrome de Cushing (SC) engloba um grupo de distúrbios hormonais causados por exposição prolongada a níveis elevados de glicocorticóides, que podem ser de origem, endógena (produção pelo córtex adrenal) ou exógena (iatrogénica).
A síndrome de Cushing, também chamada de doença de Cushing ou hipercortisolismo, é uma alteração hormonal caracterizada pelo aumento dos níveis do hormônio cortisol no sangue, o que leva ao aparecimento de alguns sintomas característicos da doença como rápido aumento de peso e acúmulo de gordura na região abdominal e ...
A síndrome de Cushing de origem endógena é um estado clínico resultante da exposição crônica ao excesso de cortisol circulante, que se caracteriza pela perda do feedback negativo do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e do ritmo circadiano da secreção do cortisol1(D).
Ocasionalmente, pode haver mudanças de humor, dores de cabeça e uma sensação crônica de cansaço. A síndrome pode ter causas exógenas ou endógenas. No primeiro tipo, caracterizado como síndrome de Cushing iatrogênica, a desordem é provocada pelo uso excessivo ou prolongado de corticosteroides, como a prednisona.
Ter cuidado e evitar o uso prolongado de medicamentos contendo cortisol pode ajudar a prevenir alguns casos de síndrome de Cushing.
A verdade é que o cortisol promove tanto o armazenamento quanto a liberação de gordura, pois aumenta a atividade das enzimas responsáveis por cada uma dessas funções. A alta concentração de cortisol no corpo, por exemplo, leva à queima de gorduras.