Olá! As células da traquéia são marcadas pela presença de especializações de membrana chamadas de cílios. Esse cílios são essenciais pois são os responsáveis por tentar impedir a entrada de substâncias estranhas ao pulmão, especialmente as que venceram a barreira do nariz, como os pelos e muco.
→ Pseudoestratificados: Tecido formado apenas por uma camada de células, entretanto, a posição variada dos núcleos promove a falsa sensação de que ele apresenta várias camadas.
A função desempenhada pelos cílios e flagelos é basicamente locomotora. Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células. ... O comprimento é variado, sendo os cílios mais curtos e em maior quantidade na superfície da célula, enquanto os flagelos são mais longos e geralmente pouco numerosos.
A traqueia é revestida internamente por um epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado com células caliciformes. A lâmina própria é de tecido conjuntivo frouxo, onde estão presentes glândulas seromucosas, as quais apresentam ductos que se abrem no lúmen do órgão.
Biologia
Ao passar pela laringe, o ar encontra a traqueia, órgão que faz a filtragem de impurezas, além de umidificar e aquecer o ar antes da chegada aos pulmões. Há uma bifurcação na traqueia, que leva o ar para os dois pulmões.
O sistema consiste em: nariz, boca, garganta, pulmões e diafragma. Esses órgãos trabalham juntos para converter o ar que é inspirado em oxigênio para o sangue.