EQST

Qual A Importncia Do Superenrolamento Do DNA?

Qual a importância do Superenrolamento do DNA?

O estado de superenrolamento no qual uma molécula de DNA é encontrada é chamado de topologia. ... Essas enzimas também são necessárias em processos como a transcrição e replicação do DNA, pois são capazes de resolver os estresses topológicos induzidos pelos próprios processos.

Qual é a importância do Superenrolamento do DNA?

Para que o superenrolamento se mantenha, a molécula deve estar topologicamente restringida; assim ocorre com um DNA bicatenário circular fechado covalentemente. Um DNA bicatenário linear pode estar restringido quando está unido a proteínas ou devido ao elevado comprimento da sua cadeia.

O que é o efeito Hipocrômico e qual a sua importância?

Resposta. ) Efeito hipocrômico é o efeito de redução da absorção da radiação UV devido ao empilhamento de bases nitrogenadas. ... Sua importância é grande porque os ácidos nucleicos têm alta absorção de raios UV e precisam manter sua estabilidade. E) É a capacidade de o DNA originar uma nova molécula de DNA.

O que é o Antiparalelismo do DNA?

Em bioquímica, dois biopolímeros apresentam antiparalelismo ou são antiparalelos se discorrem paralelamente um em relação ao outro mas em direcções opostas. Um exemplo são as duas cadeias complementárias que formam a dupla hélice do ADN, que discorrem em sentidos opostos (por onde começa uma acaba a outra).

O que é o processo de desnaturação do DNA?

A desnaturação do DNA é o processo através do qual o ácido desoxirribonucleico de dupla cadeia se desenrola e separa-se em duas cadeias simples, através da quebra de ligações de hidrogénio entre as bases.

O que é Renaturacao?

A desnaturação ocorre quando as pontes de hidrogênio entre as cadeias complementares se rompem e as fitas se separam. O inverso é chamado de renaturação, e permite que todas as propriedades originais da molécula sejam restabelecidas. Soluções de DNA, em pH = 7,0 e temperatura ambiente, são altamente viscosas.

Quais os dois fatores que podem ser responsáveis pela desnaturação de uma molécula de DNA?

Os fatores que causam a desnaturação, são:

  • Aumento de temperatura (cada proteína suporta certa temperatura máxima, se esse limite é ultrapassado ela desnatura);
  • Extremos de pH;
  • Solventes orgânicos miscíveis com a água (etanol e acetona);
  • Solutos (ureia);
  • Exposição da proteína a detergentes;

Quais são os agentes que desnaturam as proteínas?

A mudança de cor e de textura que observamos ao fritarmos um ovo decorre da desnaturação das proteínas desse alimento. Os principais agentes físicos desnaturantes são: calor, luz, frio, microondas, agitação e pressão. Dentre os fatores químicos podemos destacar: ácidos e bases fortes e solventes orgânicos.

O que é agente desnaturante?

agentes desnaturantes da proteína são fatores que alteram a estrutura de uma proteina, por exemplo: temperatura (calor) e alteração de PH.

Quais são as estruturas tridimensionais das proteínas?

Conformação alfa-hélice: caracterizada por um arranjo tridimensional em que a cadeia polipeptídica assume conformação helicoidal ao redor de um eixo imaginário. Conformação beta-folha: ocorre quando a cadeia polipeptídica estende-se em zig-zag e podem ficar dispostas lado a lado.

O que é estrutura primária secundária Terciaria e quaternária?

As estruturas das proteínas podem ser primárias (principal), secundárias, terciárias ou quaternárias, que resultam de ligações entre moléculas ou em partes da molécula.

Quais as principais características estruturais das proteínas Quaternárias?

9. Quais as principais características estruturais das proteínas quaternárias? Agregação de 2 ou mais cadeias polipeptídicas, cada cadeia individual é chamada de subunidade, as subunidades podem ser idênticas ou diferentes, na maioria dos casos, as subunidades são mantidas unidas por interações não covalentes.

Porque a estrutura primária das proteínas é considerada tão importante?

A estrutura primária é dada pela sequência de aminoácidos ao longo da cadeia polipeptídica. ... É o nível estrutural mais simples e mais importante, pois dele deriva todo o arranjo espacial da molécula. São específicas para cada proteína, sendo geralmente determinados geneticamente.