Três últimos contracheques, no caso de renda fixa. Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver. CTPS registrada e atualizada.
Para fazer a inscrição no ProUni basta ter média de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. Porém, para conseguir uma vaga muitas vezes é necessário ter uma nota bem superior ao mínimo exigido. A nota de corte do ProUni depende de vários fatores e não é única para todos os cursos oferecidos.
Ou seja, se você somar os rendimentos da casa (sem descontos ou impostos) e dividir pelo número de pessoas que ali moram, o resultado precisa ser igual ou menor do que três salários mínimos. O ProUni tem bolsas parciais (50%) e integrais (100%).
Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de até três salários mínimos.
Pode participar do Fies 2021/1 o candidato que fez o Enem entre 2010 e 2019, que obteve média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Além da participação no Enem, é preciso comprovar renda de até três salários mínimos por pessoa da família.
No Novo Fies, podem participar estudantes graduados e não-graduados de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. ... É permitido que os beneficiários de bolsas parciais do Prouni participem do Fies, por meio do financiamento do valor restante da mensalidade.
Ou seja, a partir do primeiro mês após a conclusão do curso, desde que o recém-formado possua renda, ele já começa a pagar. E esse pagamento é feito com desconto direto na folha de pagamento. Ou seja, não tem jeito, não tem como escapar do pagamento se você estiver trabalhando com carteira assinada.
O Fies funciona como um empréstimo para os estudantes que não têm condições de arcar com o valor integral das mensalidades e, diferente do Prouni não exige que o participante tenha cursado o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral, para participar do processo seletivo.
Depende. Se você fez o ensino básico em escola particular, mas cursou o ensino médio em escola pública (ou em escola privada como bolsista integral), pode fazer o ProUni. Se você fez o ensino médio em escola particular sem ser bolsista e é pessoa com deficiência, também pode participar do ProUni.
Quem estuda em escola particular pode fazer o Enem? Sim, tanto os estudantes do ensino médio da rede pública como os da rede privada podem fazer o Enem. A diferença é que os alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública estão automaticamente isentos da taxa de inscrição.