A ação broncodilatadora dos β2-agonistas se dá através da ativação do receptor β2-adrenérgico (Rβ2A) acoplado à proteína G na superfície celular. A ativa- ção desse receptor leva ao aumento da atividade da adenilciclase, enzima que catalisa a conversão do ATP em AMPc.
A atividade simpática e a adrenalina liberada pela medula supra-renal, dilatam o trato respiratório, ou seja, induzem a broncodilatação, ao contrário, a atividade parassimpática induz a broncoconstrição. Estas alterações alteram a resistência ao fluxo de ar que entra ou sai das superfícies de troca respiratória.
Conceito. Os objetivos da respiração são prover oxigênio aos tecidos e remover gás carbônico resultante de oxidações celulares (GUYTON; HALL, 2006). O sangue é o elemento intermediário entre as células do organismo e o meio externo, servindo como condutor de gases entre eles.
O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões.