EQST

Qual A Funço Das Iluminuras?

Qual a função das iluminuras?

Iluminura é um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. O termo aplica-se igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média.

Quem criou as iluminuras?

Habitualmente quando falamos de Iluminuras referimo-nos aos livros pacientemente produzidos, desde a baixa Idade Média, pelos monges copistas, nas Bibliotecas das Igrejas e Mosteiros.

Como se faz uma iluminura?

Passo 2: Esboço- em folha branca faça um desenho prévio da sua iluminura. As letras góticas podem deixar o seu desenho mais com cara de Idade Média. Passo 3: Acrescente elementos - folhas, flores, arabescos ou algumas formas geométricas enfeitando as margens ou a letra capitular.

O que significa a palavra iluminura?

Significado de Iluminura substantivo feminino [Artes] gráf. Arte de iluminar, de fazer ilustração colorida de um manuscrito: uma iluminura do séc. XIII.

Quem fazia às iluminuras medievais?

Com caneta, usavam a ponta de uma pena que mergulhavam na tinta. Monges iluminadores, composição de imagens diversas do século XV. Os trabalhos eram ilustrados com iluminuras, pinturas que recebiam folhas de ouro que “iluminavam” a imagem. As cores eram obtidas de plantas, minerais, sangue e insetos.

Quais as técnicas artísticas produzidas na Idade Média?

Foi nesse contexto que a arte medieval se desenvolveu em diversos campos, como a arquitetura, pintura, música, escultura e literatura. Dois estilos foram predominantes nesse período: o Estilo Românico e o Estilo Gótico.

Quais os principais temas das obras de arte medievais?

Por meio de esculturas, vitrais e pinturas, o estilo românico da arte medieval abordou temas sobre a vida de Jesus Cristo, de santos, sobre passagens da Bíblia, bem como sobre outros temas do cristianismo.

Quais as principais características das produções artísticas durante a Idade Média?

Dois estilos artísticos predominaram na arte medieval: o românico e o gótico. As construções em estilo românico se desenvolveram nos séculos X, XI e XII. Suas principais características foram: arcos redondos, paredes baixas e grossas, grandes colunas, janelas pequenas e interior pouco iluminado.