A maioria da serotonina do corpo, entre 80-90%, pode ser encontrada no trato gastrointestinal (TGI), mas a substância pode ser encontrada também nas plaquetas do sangue e no Sistema Nervoso Central (SNC). A glândula pineal, localizada no centro do cérebro humano, é responsável por secretar a serotonina.
Frutas cítricas O consumo regular de frutas cítricas também promove o bom funcionamento do sistema nervoso, já que a vitamina C auxilia na produção de serotonina, aumentando, assim, a sensação de bem-estar e evitando a fadiga. Alguns exemplos de frutas cítricas são: laranja, limão, caju, morango, tangerina, etc.
Geralmente, níveis normais de serotonina no sangue se encontram de 101 a 283 nanogramas por mililitro (ng/mL). Quando esse valor está muito elevado, pode ser um sinal de Síndrome Carcinoide, que envolve um grupo de sintomas relacionados a tumores no intestino delgado, apêndice, cólon e brônquios.
A baixa concentração de serotonina no organismo pode levar ao aparecimento de sinais e sintomas, como:
O cortisol alto é causado pelo consumo de corticóides por período acima de 15 dias, ou pelo aumento da produção deste hormônio nas glândulas supra-renais, devido a estresse crônico ou algum tumor.