histolytica possui dois estágios evolutivos: cisto e trofozoíta. Os cistos são a forma infectante, sendo adquiridos por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes.
Existem duas formas evolutivas de Giardia: o cisto e o trofozoíto. O trofozoíto tem forma de pera, com simetria bilateral, medindo cerca de 20 µm de comprimento por 10 µm de largura. Em seu interior são encontrados dois núcleos. Possui quatro pares de flagelos.
A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada pelo parasita Giardia, um protozoário unicelular. Os principais sintomas são cólicas abdominais e diarreia. As pessoas podem ter cólicas abdominais, gases, eructação, diarreia, enjoo e sentir-se cansadas.
Quando intensamente parasitada por giardia lamblia, uma pessoa passa a sofrer de certas deficiencias nutricionais. Estas são explicadas pela interferencia na absorção de nutrientes, devido ao fato de que esses parasitas cobrem a mucosa de extensa região do tubo digestivo.
A Giardia foi descoberta em 1681, por Anton Van Leeuwenhoek quando examinava as suas próprias fezes diarreicas sob o microscópio.
Giardíase é uma infecção no intestino delgado causada pela Giardia lamblia, um protozoário capaz de se fixar na parede intestinal. A giardíase é uma doença diarreica prolongada. Uma vez que os cistos são ingeridos, os parasitas começam a crescer e se multiplicar no intestino delgado.
Tem mais depois da publicidade ;) A Giardia pode ser encontrada na forma de cisto ou trofozoíto, sendo que a forma de cisto é a infectante. A transmissão ocorre via fecal-oral através da ingestão de água ou alimento contaminado.
Outro protozoário parasita do ser humano, o maior responsável por casos de diarréia em crianças, que pode até mesmo provocar retardo no desenvolvimento, é a Giardia lamblia , causadora da giardíase. Diferente das amebas, essa espécie se locomove por meio de estruturas especializadas em forma de chicote, os flagelos.
Para tratar a giardíase, o médico poderá indicar medicamentos que combatem o parasita, como Metronidazol, Secnidazol ou Tinidazol, sendo também recomendado o repouso e o consumo de líquidos para minimizar a desidratação provocada pela diarreia.
Após a ingestão do cisto, a Giardia, no intestino delgado, se transforma na forma trofozoíta, tornando-se organismos flagelados que medem apenas 15 micrômetros (0,015 milímetros). Para um melhor entendimento, podemos dizer que os cistos funcionam como ovos e os trofozoítas são os filhotes que saem do mesmo.
Os sintomas de giardíase geralmente duram duas a quatro semanas, mas em algumas pessoas podem permanecer por mais tempo.
No entanto, como o período pré-patente de Giardia (tempo entre a ingestão de cistos e a eliminação de cistos novos nas fezes) pode ser tão curto quanto 4 dias no cão (4 a 12 dias, com média de 8 dias)2, recomenda-se fazer os exames para controle de tratamento nos primeiros dias após o seu término.
Para isto, após a retirada das fezes para prevenção da disseminação dos cistos, recomenda-se a limpeza do ambiente com uma solução de amônia quaternária (deixando-a agir por 30 a 40 minutos), ou ainda, água fervente ou vapor d´agua, durante 5 minutos. Tais medidas são eficazes na inativação dos cistos.
Quanto tempo o Giardicid demora para fazer efeito? Os primeiros resultados do Giardicid contra as infecções e parasitas aparece ao decorrer dos 5 dias de tratamento, a média de duração.
Uso oral. Em cães: Administrar por via oral, meio comprimido de Giardicid 50mg para cada 1 Kg de peso corporal de 12 em 12 horas, durante 5 dias. As doses bem como a duração do tratamento poderão ser alternados a critério do Médico Veterinário.
Sintomas. A giárdia tem como principal sintoma a diarreia, com as fezes apresentando-se pastosas, de odor fétido e eventualmente esverdeadas, além da ocorrência de vômitos e flatulência. Consequentemente, os animais doentes podem apresentar perda de peso, desidratação e, em casos muito graves, óbito.
A DrogaVET possui os medicamentos mais eficazes contra a giárdia canina e você pode solicitar a manipulação na forma farmacêutica e sabor que seu pet mais gosta, o que torna o tratamento mais fácil. Peça para o seu médico veterinário receitar a manipulação na DrogaVET!
O Vermífugo Bayer Drontal Plus para Cães Sabor Carne elimina vermes redondos e chatos além de possuir alta eficácia contra giárdia. De fácil administração, é dose única e tem sabor carne. Verifique nas abas abaixo mais detalhes sobre o produto, bem como a dosagem específica para giárdia.
O exame parasitológico de fezes através da flutuação em solução saturada de Sulfato de Zinco ou Sacarose é considerado um bom método de diagnóstico, por ter uma boa relação custo benefício e permitir a detecção da giardia e de outros agentes parasitários; sendo 1 amostra Page 3 76% e 3 amostras 96% das infecções são ...
A prevenção é feita adotando-se hábitos de higiene, como lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas, brincar com animais e antes de comer ou preparar alimentos; ingerir unicamente água tratada; higienizar os alimentos antes do consumo e cura dos doentes.
O tratamento é feito com metronidazol, tinidazol, ou nitazoxanida; ou, durante a gestação, paromomicina. (Ver também Visão geral das infecções intestinais por protozoários e microsporídios.) Trofozoítos de Giardia prendem-se firmemente à mucosa duodenal e ao jejuno proximal e multiplicam-se por divisão binária.
Para isto, após a retirada das fezes para prevenção da disseminação dos cistos, recomenda-se a limpeza do ambiente com uma solução de amônia quaternária (deixando-a agir por 30 a 40 minutos), ou ainda, água fervente ou vapor d´agua, durante 5 minutos. Tais medidas são eficazes na inativação dos cistos.
Giárdia em cães - como tratar? O tratamento é feito à base de antiparasitários prescritos pelo médico veterinário. Alguns dos fármacos mais utilizados para o tratamento da giárdia são o Fenbendazol, Albendazol, Metronidazol, etc.
O medicamento Giardicid é indicado para combater inúmeros problemas gastroentéricos em cachorros e gatos, entre eles a giardíase, causada por um parasita.
Tratamento da giárdia canina Depois de identificada a doença, o tratamento é realizado com base em antibióticos e medicamentos. O sucesso do tratamento dependerá não somente dos medicamentos, mas também da higiene e manejo do ambiente.