O arco longitudinal medial (ALM) realiza funções essenciais na biomecânica do pé, como ação de suporte e absorção de impactos durante a marcha (MARIOKA et al., 2005). O pé é uma parte do membro inferior que tem a função de ser base sólida e estável para o corpo, atuando como alavanca para a locomoção.
Arcos do pé O arco longitudinal medial: formado pelos ossos calcâneo, tálus, navicular, Iº e IIº metatarsos. O arco longitudinal lateral: formado pelos ossos calcâneo, cubóide, IIIº, IVº e Vº metatarsos.
O índice do arco plantar (IP) relaciona a região central do pé, também chamada de região do arco, com a região do calcanhar, e também tem sido empregado por outros autores(35,36).
Algumas dicas podem ser seguidas para ajudar na formação do arco do naturalmente, como:
Para corrigir a pisada supinada, a Pés Sem Dor fabrica palmilhas para redistribuir a pressões proporcionalmente nas regiões do pé. Para isso, elas possuem uma elevação na parte externa, o que ajuda a jogar parte do peso do corpo para o lado de dentro, contribuindo para a correção da pisada.
As crianças que possuem Pé Torto Congênito apresentam pés deformados para dentro, bem tortos e com pouca mobilidade nas articulações do pé e tornozelo. O que define a doença são as deformidades em Cavo, Varo, Aduto e Equino, associadas à rigidez do pé.