Disponibilidade é a condição ou qualidade de algo ou alguém que se encontra disponível, ou seja, livre e desocupado de determinadas funções ou obrigações.
O tempo de indisponibilidade (ou inatividade) reflete a eficiência e a velocidade do pessoal de manutenção, bem como sua experiência, nível de treinamento e também a manutenibilidade do equipamento ou sistema. A fórmula usada para calcular disponibilidade é: Disponibilidade é igual MTBF sobre MTBF mais MTTR vezes 100.
Disponibilidade física é definida conforme Branco Filho (2000, p. 41) como “a probabilidade de que um item possa estar disponível para utilização em um determinado momento ou durante um determinado período de tempo”. ... Esta disponibilidade relaciona diretamente os tempos de MTBF e MTTR.
Os principais Indicadores de Manutenção são:
Os indicadores de manutenção, assim como os indicadores de performance (ou desempenho), são um conjunto de informações que buscam mensurar e otimizar o funcionamento dos processos, a fim de aumentar a eficiência e a produtividade de uma empresa.
Existem diversos tipos de manutenção industrial, mas há três tipos que são mais populares e mais utilizados:
Manutenção Preditiva Conhecida também como “condicionada”, “não-sistemática” ou “preventiva por estado”, ela prevê as falhas ou paradas na rotina de parada por conta do ativo com uma metodologia diferente. A principal base da manutenção preditiva é o sistema operacional.
8 Dicas de Como Criar um Slogan Memorável
Um slogan é uma frase curta que busca representar uma marca para promover a rápida identificação e memorização de seus produtos e serviços pelos consumidores. Pela sua origem etimológica, ele vem do termo “sluagh-ghairm”, em gaélico. “Sluagh” é referente à “exército”, enquanto “ghairm” significa grito.
A terotecnologia é uma técnica inglesa que determina a participação de um especialista em manutenção desde a concepção do equipamento até sua instalação e primeiras horas de produção. Com a terotecnologia, obtêm-se equipamentos que facilitam a intervenção dos mantenedores.
Os serviços de rotina constam de inspeção e verificação das condições técnicas das unidades das máquinas. A detecção e a identificação de pequenos defeitos dos elementos das máquinas, a verificação dos sistemas de lubrificação e a constatação de falhas de ajustes são exemplos dos serviços da manutenção de rotina.
Entendemos por serviços de rotina, as atividades mais superficiais como a inspeção e a verificação das condições técnicas das unidades das máquinas. ... Já, por serviços periódicos, entendemos com aquelas atividades ou procedimentos que visam manter a máquina e equipamentos em perfeito estado de funcionamento.
As principais vantagens são:
As vantagens do programa de manutenção preditiva (PMP) são: