A escola enquanto transformadora social. Desenvolver o pensamento crítico do aluno. Formar cidadãos capazes de construir uma sociedade mais justa. Ensinar os alunos a entenderem seus direitos e deveres.
A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.
A ESCOLA E SEU PAPEL SOCIAL NOS TEMPOS ATUAIS. A missão da escola, nos tempos atuais e de acordo com a legislação em vigor, é promover o pleno desenvolvimento do aluno, preparando-o para a cidadania e qualificando-o para o trabalho.
Assim como a família, a escola tem também sua fundamental importância para o aprendizado de todos nós, principalmente das crianças e adolescentes. A escola possibilita através da convivência uns com os outros uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social.
Como criação e expressão humana, e sabendo que o ser humano é um ser social por natureza, logicamente que a música exerce importantes funções sociais. MÚSICA – Função social da música. A música aproxima as pessoas, fazendo-as compartilhar suas ideias, emoções e experiências.
Uma importante função da música, en- tão, é a oportunidade que ela dá para uma variedade de expressões emocionais – o descargo de pensa- mentos e idéias, a oportunidade de alívio e, talvez, a resolução de conflitos, bem como a manifestação da criatividade e a expressão das hostilidades (Merriam, 1964, p.
Resposta: A função social da música era a de produzir tais efeitos (sobre seres humanos) e não a de representar uma realidade. ... De todas as artes, a música é que dispõe e maior capacidade de nublar a inteligência, de embriagar, de criar uma obediência cega e, naturalmente, de provocar ânsias de morrer.
A música serve para diversos fins humanos e sociais e, assim sendo, nem todas as músicas têm a mesma função, visto que ao longo da história da humanidade as músicas ligaram-se com rituais, com a cultura, tradições, festas, ritos e diversos momentos dos povos.
A canção é uma composição musical para a voz humana, escrita, normalmente sobre um texto, e acompanhada por instrumentos musicais. ... O texto ou letra das canções são tradicionalmente versos de poesia, mas podem ser versos religiosos de livre prosa.
Há música para dançar, namorar, estudar. Música para enfrentar o trânsito, trabalhar, fazer ginástica e para relaxar no final do dia. Música para rezar, curar e memorizar. Para comunicar as emoções que não conseguimos transmitir só por meio de palavras.
São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.
Tudo deve combinar e fazer sentido ao ouvido. Conhecemos então os Elementos da música que são: melodia, ritmo e harmonia.
Os componentes básicos do ritmo são o som e o silêncio, que são combinados para formar padrões sonoros. Tais padrões sonoros são repetidos ao longo de uma melodia, dando assim, origem ao ritmo, que pode ter uma batida constante ou variável.