Os capins brachiara e panicum podem ser usados em regiões tropicais, porém as brachiaras precisam de menos água para sua adaptação e são indicadas para solos menos férteis. Já o capim panicum precisa de um solo com média a alta fertilidade.
Acompanhe, a seguir, as principais variedades de braquiárias e suas particularidades.
O consultor apontou qual é a variedade mais recomendada para o tipo de terreno do pecuarista. “Para área de morro, a Brachiaria decumbens é a melhor das braquiárias, muito boa.
A mais utilizada é o capim-marandu, também conhecida como braquiarão ou brizantão, mas o capim-piatã, por apresentar um valor nutritivo mais alto e proporcionar maiores ganhos de peso aos novilhos, é a que reúne melhores condições para a fase de acabamento.
Se o produtor quer intensificar a produção de leite a pasto, a dica é escolher forrageiras de maior potencial produtivo e bom valor nutritivo. Nesse caso, as melhores opções são as do gênero Cynodon, Panicum, Pennisetum (capim-elefante), além das cultivares de Brachiaria brizantha.
O capim-elefante (Pennisetum purpureum) tem se destacado entre as forrageiras mais utilizadas nos sistemas de produção de leite, em decorrência do seu elevado potencial produtivo e da sua qualidade.
Para escolher a forrageira certa, o produtor deve considerar as características da espécie, como potencial produtivo, persistência, capacidade de rebrotação após corte ou pastejo e valor nutritivo. Além disso, é preciso analisar também o tipo de fazenda e da atividade, como cria, recria, engorda ou silagem.
Escolher o capim que o boi gosta de comer Os bovinos preferem forrageiras com muitas folhas e poucos colmos. São as folhas que alimentam e engordam o boi. As forrageiras mais apreciadas por estes animais são a paiaguás, a piatã e a marandu. Em seguida a decumbens, a humidícola e a xaraés.
Melhor pastagem para bovinos para bezerro em desmama E a pastagem é boa alternativa. Nessa fase, os capins mais indicados são gramas estrela, marandu, piatã e tiftons. Mesmo que a braquiária se encaixe nesse grupo, essa forrageira não deve ser oferecida aos bezerros como pastagem.
BRS Capiaçu
capim forrageira
3,5 dias
Tem que ter uma variedade que aguente mais, outra que aguente menos, uma que rebrote mais depressa e assim por diante. Diversifique suas gramíneas, faça blocos, evite que o gado fique mudando muito de capim. O gado aprecia mudar de pasto, mas nem sempre de mudar de qualidade de capim”, completou o agrônomo.
Neste trabalho, os valores de proteína bruta nas doses aplicadas de: 0, 100, 300 e 500kg ha-1 de N foram: 8,7; 8,8; 9,4 e 10,6% na altura residual de 0,20m; e 7,5; 8,4; 9,1 e 10,2% na altura residual de 0,40m, no período chuvoso.
Segundo Sales e Valentim (2002), a cultivar Mombaça produz aproximadamente 33 toneladas de massa seca foliar/ha/ano com cerca de 13,4% de proteína. Atualmente, cerca de 80% das pastagens Brasileiras encontra-se em algum estágio de degradação.
É uma planta cespitosa de ciclo anual, com altura média de 1,65 m, folhas quebradiças, com largura média de 3,0 cm e sem serosidade. ... Assim, para o mesmo teor de fósforo extraível, o Mombaça tem apresentado maiores produções de matéria seca total e de folhas.
A semeadura deve ser realizada no início do período chuvoso (outubro/novembro). O plantio pode ser em linhas espaçadas de 0,5 a 1,0 m entre si ou a lanço, a profundidade de plantio deve ser de 2 a 4 cm. A densidade de semeadura varia de 10 a 15 kg/ha, dependendo da qualidade das sementes e do método de plantio.
O capim mombaça é uma variedade de pastagem que exige solos com níveis mínimos de fósforo entre 3 e 5 ppm. Se estabelece melhor em solos argilosos e arenosos. A semeadura pode ser feita a lanço, por plantadeira ou manual a uma profundidade de 0,5 a 1 cm, entre linhas e com compactação da semente.
O capim-mombaça é uma alternativa para áreas de solo com maior fertilidade, sendo indicada na diversificação das pastagens em sistemas intensivos de produção animal. Sua adoção tem se dado especialmente em áreas de produção de leite e, mais recentemente, em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).
mombaça é mais produtivo e proporciona maior lotação. O tanzânia, por ser de porte mais baixo, permite um pastejo mais uniforme na pastagem, onde ocorrerão menos reboleiras rejeitadas pelos animais pelo acúmulo de colmos, como é o caso dos capins colonião e tobiatã.
Depois de definida a forrageira, é de extrema importância fazer o manejo de pastagem para que os animais tenham um alimento nutritivo durante o ano todo. Afinal, quais são os melhores tipos de capim para o gado de corte?...Entre eles, destacamos: