Por definição, ela significa a imersão de folhas, raízes, sementes e plantas diretamente na água quente. Neste conceito, podem entrar as infusões feitas com ervas, hortelã, gengibre, cascas de café ou até mesmo a bebida preparada em métodos como a prensa francesa, que coloca o pó em contato direto com o líquido.
Como fazer infusão Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.
Um dos métodos mais tradicionais é o preparo de café infusão. É o tipo de método que utiliza o processo de imersão do pó de café em água, quente ou não, por um determinado tempo, para depois ser filtrado ou não, enquanto é extraído.
Como fazer: Assim que a água ferver, tire a chaleira do fogo e aguarde um minuto. Coloque o pó no fundo da cafeteira e acrescente a água. Deixe descansar por três a quatro minutos. Se quiser extrair mais cafeína, mexa antes de deixar descansar (isso pode deixar a bebida um pouco mais amarga).
Coloque o pó de café no filtro umedecido e regue apenas a quantidade suficiente de água quente para umedecer todo o pó. Deixe hidratar por alguns segundos e regue o restante da água, em movimento circular para coar todo o pó por igual. Deixe o café coar sem mexer. Sirva a seguir.
Vamos ao passo a passo:
1 xícara = 240 ml.
xicara de cafe 80 ml.