EQST

Qual A Diferença Entre Extraterritorialidade Condicionada E Incondicionada?

Qual a diferença entre extraterritorialidade condicionada e incondicionada? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a diferença entre extraterritorialidade condicionada e incondicionada?

Há a chamada extraterritorialidade condicionada. Dela diverge a extraterritorialidade incondicionada sempre que se faça aplicação do principio da defesa, onde a nacionalidade e a natureza do bem jurídico ofendido pela ação delituosa desenvolvida no estrangeiro é que justificam a aplicação da lei pátria.

Quando ocorre a extraterritorialidade incondicionada?

(A) A extraterritorialidade incondicionada está prevista no artigo 7º, §1º, do Código Penal, alcançando os crimes descritos no art. 7º, inc. I. Nesses casos, a lei brasileira, para ser aplicada, não depende do preenchimento de nenhum requisito.

O que é lei no tempo?

É quando o fato deixa de ser considerado crime. Um exemplo disso é a lei do adultério. O adultério era considerado crime, mas em um determinado tempo deixou de ser, portanto se a sociedade entende que não há mais crime nessa conduta, a lei retroage para atingir todos os fatos anteriormente praticados.

Qual a diferença entre a lei temporária e a lei excepcional?

leis temporárias: aquelas que possuem vigência previamente fixada pelo legislador; ... leis excepcionais: aquelas que vigem durante situações de emergência.

Em que circunstâncias a lei excepcional é aplicada?

“Art. 3º – A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.” ... Demais, para garantir a impunidade, bastaria procrastinar o andamento processual até a data da autorrevogação da lei”.

É possível a aplicação de uma lei não obstante cessada a sua vigência?

Sim. É possível a aplicação de uma Lei, não obstante cessada a sua vigência, desde que mais benéfica, em face de outra posterior. Essa eficácia, mesmo depois de cessada a sua vigência, denomina-se ultra-atividade.

O que é Ultratividade penal?

Ultratividade diz-se de uma lei quando ela é aplicada posteriormente ao fim de sua vigência (vide revogação). ... Do contrário, se a lei anterior for a mais gravosa, ela não será ultrativa, ao contrário, a lei posterior é que retroagirá.