A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. ... Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.
A palavra Lateralidade vem do latim que significa “lado”. O nosso corpo sendo interno ou externo está divido em lados, interno, por exemplo, temos o cérebro que se divide em dois hemisférios e no externo temos as mãos, uma do lado direito e outra que fica a esquerda.
Eles as definem como lateralidade homogênea, lateralidade cruzada e lateralidade ambidestra. Assim sendo na lateralidade homogênea: a criança é destra ou canhota do olho, da mão e do pé. Na lateralidade cruzada é a mesma salientada acima, ou seja, a criança é, por exemplo, destra da mão e do olho, canhota do pé.
Observar os gestos das crianças em situações do cotidiano, como por exemplo, ao:
O domínio da lateralidade envolve um complexo de habilidades que envolvem o esquema corporal, a orientação espaço-temporal e as percepções. A criança percebe o seu corpo por meio de tof]dos os sentidos. ... OBJETIVO: desenvolver a noção espacial, lateralidade e reconhecer as formas geométricas.
Após a realização dos testes propostos, para se chegar a um diagnóstico da lateralidade, observam-se os resultados: se em todas as atividades o aluno utilizou mão, pé e olho do lado esquerdo, então ele apresenta lateralidade homogênea definida; se o aluno realizou todas as atividades relacionadas à mão e pé do lado ...
Lateralidade é como chamamos esta dominância, podendo ser o lado direito ou esquerdo do corpo. ... - -2 Figura 1 - Lado dominante e lateralidade Fonte: Liderina, Shutterstock, 2019 Todos nós usamos mais um dos lados do corpo quando escrevemos, pegamos objetos, chutamos uma bola.
A Lateralidade contrariada representa aquela criança que tem o seu lado esquerdo dominante, mas que por influências sociais passa a escrever com uma falsa dominância destra. Lateralidade cruzada reflecte-se quando o cérebro se encontra confuso o que origina problemas de organização corporal. ...
O nome é um palavrão de respeito: Teste de Dominância Lateral de Harris, que determina o lado dominante a partir de “mão-pé-olho”. É fácil: basta aplicar alguns exercícios e estímulos para ver qual mão, pé ou olho seu filho prefere utilizar, ou observar o comportamento motor em brincadeiras e atividades.
O que determina se a criança usará predominantemente a mão direita ou a esquerda, por exemplo, é a chamada lateralização ou dominância lateral. ... Isto significa que existe um predomínio motor, ou melhor, uma dominância de um dos lados.
O diagnóstico de lateralidade cruzada realiza-se a partir de um teste de lateralidade completo que avalia a mão, o olho, a perna estática e a dinâmica, a motricidade facial, as cervicais e o ouvido, com o fim de determinar o predomínio de cada lado do corpo para cada aspeto avaliado.
Lateralização é o processo pelo qual se desenvolve a lateralidade e é importante para a aprendizagem de alfabetização e plena maturidade do ensino de línguas p, d, b, q, requer o domínio da lateralidade; se a criança não tem consciência de sua direita ou esquerda ,nunca pode projetar a lateralidade , o que impede a ...
Segundo estudos, a lateralidade está relacionada ao esquema interno do indivíduo, capacitando-o à utilização de um lado do corpo com maior facilidade e contribuindo com a execução de tarefas diárias.
Lateralidade é a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior, independente da sua própria situação física. ...
A Lateralidade contrariada representa aquele que tem o seu lado esquerdo dominante, mas que por influências sociais passa a escrever com uma falsa dominância destra. Escrever com a mão esquerda em si não é um transtorno, mas impor à criança a lateralidade não dominante para ela, resulta em transtornos.
Uma criança é o robô, e seu parceiro é o guia. Auxiliados pela professora, combinam sinais de movimentação do robô. Por exemplo, se o guia tocar o lado esquerdo da cabeça do robô, esse vira para a esquerda; se tocar o lado direito, vira à direita; se tocar o alto da cabeça, o robô abaixa, e assim por diante.
Fonseca8 relata a importância da lateralidade em relação ao desenvolvimento da criança, afirmando que a má lateralidade encontra-se estritamente ligada a dificuldades caracterizadas por imperfeições e lentidão motoras (dislexia, disortografia, gagueira, problemas de estruturação temporal e espacial, etc.).
Lateralidade homogênea - Neste conceito as diferentes regiões e estruturas do corpo a se tornarem dominantes estão no mesmo lado, ou seja, assim como o indivíduo tem preferência por utilizar o membro superior direito, ele também utiliza o membro inferior, assim como ouvido e olhos.
O desenvolvimento da lateralidade é uma ferramenta fundamental para um bom desenvolvimento motor dos alunos. ... A lateralidade segundo Oliveira (1997), é a propensão que o ser humano possui, de utilizar preferencialmente, mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé.
Relacionando a disficuldades de leituras e escrita, temos principalmente a dislexia. A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que afeta a leitura, escrita, pode também apresentar problemas com os números, a memória, o domínio das letras, números e afeta a fala.
A Dislexia é um transtorno do desenvolvimento da linguagem, caracterizado pela dificuldade no aprendizado e/ou no desenvolvimento da escrita e da leitura. A primeira descrição de um caso de dislexia foi apresentada na Inglaterra, em 1896, por W.
A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada com inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico e até mesmo motivos relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida.
Segundo a Dra Maristela, os problemas neurológicos mais comuns entre crianças e adolescentes na escola são: dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), déficit de processamento auditivo (DPA) e as chamadas discalculias – que interferem na capacidade de calcular e no raciocínio lógico da criança.
As principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem são: Dificuldades na leitura, ortografia, escrita ou matemática. Dificuldade em entender e seguir regras e instruções. Memória prejudicada.
Dificuldade: defasagens abrangentes referentes ao processo de aprendizagem; Transtorno: defasagens específicas e pontuais. Dificuldade: dificuldade em assimilar e acompanhar os conteúdos; Transtorno: disfunção neurológica de assimilação de conteúdos referentes a escrita, leitura e capacidades matemáticas.
Teorias sobre as Dificuldades de Aprendizagem• 1 - O enfoque do processamento de informação: que está sendo mais predominante nas últimas décadas em Psicologia• 2 - O enfoque interativo ou ecológico: no qual estão incluídos a análise dos contextos familiares e escolares nas dificuldades de aprendizagem.
“Crianças com dificuldade de aprendizado podem apresentar falta de concentração nas horas de estudar e fazer a lição de casa, enquanto as que apresentam distúrbio também não conseguem se concentrar em uma brincadeira com muitas regras ou jogos eletrônicos, por exemplo”, explica.
Os distúrbios de aprendizagem envolvem uma incapacidade de adquirir, reter ou usar habilidades ou informações gerais, o que resulta de dificuldades com a atenção, com a memória ou com o raciocínio e afeta o desempenho acadêmico.
são transtornos nos quais os padrões normais de aquisição de habilidades são perturbados desde os estágios iniciais do desenvolvimento. Eles não são simplesmente uma consequência de uma falta de oportunidade de aprender nem são decorrentes de qualquer forma de traumatismo ou de doença cerebral adquirida.