A colonialidade do saber se relaciona com a epistemologia e suas formas de reprodução de regimes de pensamento, enquanto a colonialidade do ser se refere à experiência vivida de colonização e seus impactos na linguagem e na visão de mundo dos povos colonizados (Maldonado-Torres, 2007).
Ainda que eu acredite que a colonialidade do gênero, como Quijano cuidadosamente a descreve, nos mostre aspectos muito importantes da intersecção de raça e gênero, seu quadro refaz o apagamento e a exclusão das mulheres colonizadas da maioria das áreas da vida social, em vez de trazê-las de volta à vista.
Ainda que os regimes coloniais institucionalizados tenham acabado, a herança colonial permeia a estrutura social e a mentalidade das pessoas. A colonialidade é a face oculta da modernidade que persiste nos dias atuais. Descolonizar segue sendo preciso e urgente.
O eurocentrismo se configurou como sendo uma perspectiva de conhecimento que tem a Europa, os valores e modos de formação de conhecimento europeus como centro da elaboração sistemática epistemológica.
A constituição do Sistema Mundo Moderno/Colonial impôs aos povos indígenas um lugar de subordinação político-jurídica e social inegável.
Teoria do sistema-mundo ou teoria de sistemas mundiais é uma teoria pós-marxista de relações internacionais, de geoeconomia e economia política internacional que se centra no estudo do sistema social e suas interrelações com o avanço do capitalismo mundial como forças determinantes entre os diferentes países.
O "sistema-mundo" baseia-se na divisão interregional e transnacional do trabalho e resulta na divisão do mundo em países centrais, semiperiféricos e periféricos. ... Segundo a teoria do sistema-mundo, o subdesenvolvimento dos países do hemisfério sul se deve à sua posição na estrutura da ordem econômica internacional.
A economia mundial refere-se à economia de todos os países juntos. Pode ser avaliada de várias formas. Por exemplo, e dependendo dos modelos usados, pode ser representada pela valorização a que se chega numa determinada moeda, como o "dólar de 2006".
Síndrome do túnel do carpo A síndrome do túnel do carpo pode ser uma suspeita quando surge dor nas juntas dos dedos da mão, principalmente quando aparece em pessoas relativamente jovens que não apresentam histórico de lesões na mão e que não fazem uso muito repetitivo das articulações.
No dedo do meio, indicador ou polegar: pode ser sinal de síndrome do túnel do carpo, uma lesão de esforço repetitivo que atinge o nervo mediano, localizado no punho. Lavar roupas, dirigir moto, posição na hora de dormir ou a digitação sem o apoio dos braços são ações que podem causar esse problema.
As mãos e dedos inchados são sintomas que podem surgir devido ao acúmulo de líquidos ou inflamação por causa de má circulação sanguínea, consumo excessivo de sal, alterações hormonais na TPM ou gravidez, e até mesmo a prática de atividade física, por exemplo.
Normalmente o motivo é uma mudança de temperatura, o nosso corpo reage muito rapidamente a qualquer mudança. Outra razão pode ser doença, retenção de líquido, alterações de pressão e exercícios extenuantes.