É um procedimento no qual alterações propositais são feitas nas variáveis de entrada de um processo ou sistema, de modo que se possa avaliar as possíveis alterações sofrida pela variável resposta, como também as razões de sua alteração.
Francesco Redi foi um cientista que tentou provar que um ser vivo só surge a partir de outro por meio de um experimento em que utilizou carne e frascos abertos e fechados. Francesco Redi, cientista italiano, foi um dos primeiros biogenistas a questionar a teoria da geração espontânea.
A teoria da abiogênese, também chamada de teoria da geração espontânea, foi derrubada após experimentos de pesquisadores como Louis Pasteur, que realizou um trabalho considerado conclusivo para vários estudiosos.
O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar a seqüência de procedimentos que constituirão a experiência.
Deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo das observações, indicando sempre o momento da observação. f) Conclusão: deve conter a explicação para o que foi observado, baseando-se nos dados obtidos através do experimento e em pesquisas bibliográficas.
O relatório científico é formado de seis partes principais que são:
A introdução deve apresentar o tema geral do trabalho experimental. Poderá ser uma breve explicação do princípio científico estudado ou então uma referência aos produtos/materiais que estão a ser testados. Poderá referir-se a utilidade e alcance do trabalho laboratorial desenvolvido."
No primeiro parágrafo o aluno deve abordar o assunto de forma geral, aspectos históricos. No segundo parágrafo deve ser discutida a importância do experimento e finalmente no terceiro parágrafo falar sobre os objetivos e os resultados esperados do experimento realizado. Evite apenas copiar páginas da internet.
Um relatório completo deve conter seções, conforme a sugestão a seguir. O resumo deve conter o seguinte conteúdo: a) o que você fez, b) como fez e c) uma pequena análise dos resultados obtidos. a) O que você fez, significa descrever as medidas e como elas foram feitas, incluindo uma breve descrição dos aparelhos.
Descrever o objetivo da prática realizada de forma clara e sucinta. Elaboração de uma lista de materiais utilizados no experimento. Indicar a quantidade dos reagentes, as vidrarias e demais aparelhos utilizados. No caso de soluções, indicar também a concentração.
2 O relatório deverá conter um resumo do projeto de pesquisa do estudante, descrição das atividades realizadas e do cumprimento das metas planejadas, planejamento ou replanejamento das atividades futuras. Deverá também ser acompanhado da avaliação, pelo orientador, do desempenho acadêmico e científico do aluno.