O tratamento da diverticulite é baseado na utilização de antibióticos por via oral nos casos mais simples e por via venosa nos casos mais complicados, necessitando internação hospitalar. A grande maioria dos casos de diverticulite responde ao tratamento clínico em torno de sete a dez dias.
A diverticulite ocorre quando os divertículos ficam inflamados ou infectados, podendo apresentar abscesso ou perfuração. Nesses casos, é maior o risco de os resíduos intestinais escaparem para a cavidade abdominal e provocarem uma complicação chamada peritonite.
Quais são os sintomas? Quando há inflamação, os sintomas mais comuns são dores abdominais. Pode ocorrer também sensibilidade, principalmente na parte inferior esquerda do abdômen, inchaço ou gases, febre e calafrios, náusea e vômitos, falta de apetite e alimentação insuficiente.
Alguns exemplos de alimentos permitidos na diverticulite são:
1. Chá de Camomila com Valeriana. Aa camomila possui propriedades antiespasmódicas, calmantes e cicatrizantes, além de reduzir os gases, enquanto a valeriana possui propriedades antiespasmódicas e relaxantes, sendo benéfica para acalmar o intestino e ajudar no tratamento da diverticulite.
5 dicas para viver bem com diverticulite
Xô, intestino preso Fontes de fibra insolúvel: grãos (feijão, grão de bico, soja, lentilha), cereais integrais (arroz, centeio, trigo e farelos), vegetais e talos de vegetais (brócolis, couve-flor), verduras folhosas, cascas e bagaços de frutas.
São eles: pães e biscoitos integrais, arroz integral, feijão, ervilha, germe e farelo de trigo (1colher de sopa por dia), verduras folhosas em geral, frutas (como ameixa, mamão, abacate, laranja, pêra), legumes (como cenoura, tomate, berinjela, beterraba, quiabo, rabanete, jiló, vagem e chuchu).
A dieta durante uma crise de diverticulite deve ser feita inicialmente apenas com líquidos claros e de fácil digestão, como caldos de galinha, sucos de frutas, água de coco e gelatinas.
A dieta para diverticulite ajuda a diminuir os sintomas da diverticulite, como prisão de ventre e dor abdominal. A dieta recomendada para diverticulite é uma dieta rica em fibras, por isso, é necessário comer todos os dias pelo menos 3 frutas, como maçã ou pera, e legumes, como cenoura ou repolho, ao almoço e jantar.
Caso o paciente apresente dor na doença diverticular não complicada, o médico pode receitar analgésicos, antiespasmódicos e antiflatulentos e, em alguns casos, antiinflamatórios específicos para o trato digestivo (Sulfasalazina e derivados).
Saiba quais são os alimentos que ajudam a diminuir inflamações: