Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, agosto de 2005.
O código de ética é um instrumento de realização da filosofia da empresa, de sua visão, missão e valores. ... Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage.
De acordo com Fernando Bacellar, "o código de ética é basicamente um código que normatiza de acordo com os princípios de determinada profissão o que são dever e direitos de cada profissão para que possa harmonizar as relação sociais entre as pessoas".
O código de ética deve conter normas que abordem no mínimo quatro áreas: competência, sigilo, integridade e objetividade. O código de ética permite que a profissão de contados declare seu propósito de: cumprir as regras da sociedade, servir com lealdade e diligência, respeitar a si mesma.
O Código de Ética Profissional Eles estabelecem princípios ético-morais de determinada profissão, e preveem penas disciplinares aos trabalhadores que não obedecerem aos procedimentos e normas de sua área, protegendo a sociedade de injustiças e desrespeito em qualquer esfera.
O primeiro Código de Ética que orientou a conduta dos(as) psicólogos (as) foi elaborado pela Associação Brasileira de Psicologia em 1967 e conforme a Resolução CFP 008/1975 "oficiosamente" pautava as atividades do(a) psicólogo(a).
O objetivo é nortear a moral do profissional durante a sua atuação. O código de ética da profissão estabelece o comportamento mais adequado e as ações consideradas infrações. Por exemplo, o código de ética de medicina, define as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão.
III - O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu ...
Em 27 de Novembro de 1969 foi criada a primeira versão do Código de Ética dos Técnicos de Administração. A denominação “Técnicos de Administração” foi mudada para “Administradores”, dezesseis anos depois, em 1985 através da Lei 7.
Foi em São Paulo que se organizou o primeiro Código de Ética Profissional em toda a América do Sul. Ele foi aprovado pelo Instituto dos Advogados de São Paulo, em agosto de 1921. ... Em 1931, com a criação da OAB, atribui-se ao Conselho Federal a competência para votar e alterar o Código de Ética Profissional.
O conselho de ética é o responsável por definir o conteúdo dos códigos de ética. Formado por profissionais conceituados, geralmente escolhidos pela classe profissional a qual representam, seus cargos são honoríficos e tem a responsabilidade ética legal sobre os assuntos dessa categoria.