Os pesquisadores que não concordam com a ideia que Niéde Guidon defende argumentam que, na verdade, os artefatos que Niéde e sua equipe possui são geofatos, ou seja, produzidos por forças da natureza e não pelo trabalho humano.
1- A arqueóloga comenta sobre as dificuldades financeiras para manter o Sítio Arqueológico Serra da Capivara, no Piauí. O gasto médio destinado a manutenção e funcionamento do espaço é de R$ 400 mil por mês. O atual momento brasileiro e a falta de política pública que valoriza a arqueologia pode ser citada pelo aluno.
Há 30 anos, a arqueóloga Niède Guidon tenta provar que o homem chegou à América muito antes do que se imaginava. ... A teoria mais aceita sobre o povoamento do continente diz que o homem veio pelo estreito de Behring, entre a Rússia e o Alasca, por volta de 13 mil anos atrás.
A chegada desses povos à América aconteceu graças ao congelamento do Estreito de Bering, que separa o continente asiático da porção norte da América. ... De acordo com esses estudos, as populações que ocuparam primeiro o continente vieram de regiões do sul asiático, da Polinésia e da Oceania.
As hipóteses afirmam tanto que o estreito estaria congelado durante uma glaciação, o que permitiu a sua travessia, quanto que ele teria o seu fundo oceânico exposto em razão do maior congelamento das geleiras nessa mesma glaciação, havendo a consequente retração das águas do mar.
Ásia
km²
Em razão de sua grande extensão territorial, a Rússia faz fronteira com 14 diferentes países: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Bielorrússia, Lituânia, Polônia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaidjão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte.