Os Centros de Convivência são espaços que promovem atividades em grupo com crianças, adolescentes, adultos e idosos. São administrados pelo poder público municipal e estão vinculados aos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS.
Nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS - há a atuação dos Educadores Sociais, uma vez que essa unidade pública estatal e porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) realizam atendimentos e a oferta de serviços em áreas de vulnerabilidade e risco social, em que disponibilizam projetos, ...
O educador social também contribui para o desenvolvimento psicossocial da criança institucionalizada, quando ele mantém a criança em contato social com o mundo, com sua comunidade, pois assim há a preservação de sua história.
Não é exigido uma graduação específica, mas, de acordo com o site Vagas, a formação mais comum desses profissionais é Pedagogia. Além da Pedagogia, outras graduações na área social e da educação também são válidas, como Serviço Social, Psicologia, Ciências Sociais e Artes Cênicas.
O SUAS é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e está previsto e regulamentado na lei federal nº 8.
Os princípios organizativos do SUAS são: a universalidade; a gratuidade; a igualdade; a intersetorialidade; e a integralidade da proteção social.
A partir da Constituição, em 1993 temos a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), no 8.
O Benefício de Prestação Continuada foi criado pela Lei 8.
O Benefício de Prestação Continuada, comumente chamado de BPC, é um benefício criado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei 8.
As pessoas que têm direito de receber o BPC, são os idosos acima de 65 anos ou o deficiente que comprove não ter meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.
Quem tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC)? Tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoa idosa com mais de 65 anos ou a pessoa com deficiência que, comprovadamente, não possui meios de prover sua manutenção ou de tê-la provida por sua família.
O BPC/LOAS é um benefício assistencial devido às pessoas de baixa renda com mais de 65 anos ou com algum tipo de deficiência. ... Contudo, há muitas pessoas que têm direito a receber este benefício e nem sabem. Por isso é muito importante divulgar a existência desse benefício, bem como os requisitos para recebê-lo.
São eles: Ser pessoa com deficiência física, mental, intelectual ou motorial ou idoso que estejam em condições incapacitantes à participação plena em sociedade; Possuir renda familiar de até 1/2 do salário-mínimo vigente (R$ 1.
R$ 261,25
O requerimento do BPC/LOAS pode ser feito de forma presencial nas Agências do INSS (ou órgãos credenciados pela autarquia), através do telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.