Desse modo, grande parte da população brasileira tratava as doenças durante o período colonial por meio de ervas a plantas medicinais por receitas que eram ensinadas de geração em geração; os negros e povos indígenas possuíam tradições de utilizar plantas como forma de medicar suas doenças.
Durante todo o período colonial, os moradores de cidades e vilas solicitam aos governantes a presença de médicos. Cartas eram escritas ao rei manifestando a preocupação constante com a saúde dos súditos, pela "grande falta que têm de médico e botica para haverem de ser curados em suas enfermidades".
As questões de saúde e doenças se relacionam com os fatores sociais porque quanto maior a desigualdade social e a quantidade de pessoas vivendo em situação precária, maiores são os problemas de saúde da população.
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
Os determinantes sociais de saúde são os fatores étnicos, psicossociais, econômicos, culturais e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde18. As condições econômicas e sociais exercem um efeito importante sobre a saúde e a doença e tais relações devem ser submetidas à pesquisa científica19,20.
Para tanto, deve-se considerar nos seguintes aspectos: o papel da cultura nas práticas da saúde o de que a cultura é um atributo humano, ela é uma construção histórica, é disciplinadora, é a institucionalização dos modos de viver a vida, de que há diferentes e heterogêneas culturas, seja entre profissionais e usuários, ...
A cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual. ... O acesso ao lazer, conhecimento, prazer, e diversos bens que para as pessoas tem grande relevância. Quando bem trabalhada pode se tornar algo que faça parte da vida e do cotidiano do todo.
Resposta. Resposta: A noção de cultura faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os indivíduos adquirem a partir de seu convívio social. Entre essas características, estão a língua, a culinária, o jeito de se vestir, as crenças religiosas, normas e valores.