Quais os diferentes tipos de alicate?
Alicate universal 8" com isolamento Cromo Vanadium Tramontina Pro. 1X R$ 62,12. R$ 59,01.
Como próprio nome diz, o alicate de corte serve não apenas para apertar, mas também para cortar objetos, agregando as funções do alicate de bico e de pressão. Esse tipo de ferramenta é muito usado em serviços hidráulicos, para torcer porcas, no aperto de canos ou no conserto de encanamentos e torneiras.
A função do alicate é, tecnicamente, multiplicar a força do usuário. ... Através de uma alavanca, a força exercida do lado do cabo é multiplicada na cabeça do alicate. É por isto que conseguimos, apenas com a força dos nossos músculos, dobrar e cortar materiais duros como o aço com a ajuda de alicates.
Os 4 melhores alicates de pressão que você poderá comprar.
Esse instrumento desempenha a função de sensor de corrente em torno do cabo que será medido. Assim, quando o operador envolve o fio com as pinças, a corrente elétrica da carga gera um fluxo de corrente alternada, induzindo a parte metálica do alicate e gerando uma tensão.
O alicate de pressão prende, trava e não solta, auxiliando na fixação de peças que serão cortadas, lixadas ou soldadas, por exemplo. Eles oferecem resistência e segurança em trabalhos mais complexos. Em trabalhos leves, podem ser usados como uma prensa. A regulagem da pressão é feita manualmente, de forma simples.
Alicate Amperímetro: Como funciona? O funcionamento do alicate amperímetro é bem simples! Quando ele vai realizar a função de medição de corrente via alicate, ele usa somente suas pinças. Quando um cabo elétrico está energizado, passa por ele um fluxo de corrente elétrica e esse fluxo gera um campo magnético.
Confira a seguir:
Para te ajudar nesta escolha, fizemos uma pesquisa no mercado e selecionamos os cinco melhores alicates para você.
James Watt
História. Alicates foram inventados na Europa cerca de 2000 a.C. para agarrar objetos quentes, especialmente ferro em fundições. As ilustrações mais antigas mostram o deus grego Hefaistos (deus da forja) em sua fundição.
Para medir a corrente elétrica com alicate amperímetro é só selecionar a escala de corrente elétrica alternada e envolver um dos condutores com a garra do alicate amperímetro, assim obtendo o valor da corrente que passa por este condutor.
O alicate amperímetro é um instrumento muito utilizado para medir a corrente elétrica de forma segura e prática, sendo uma ferramenta essencial para o dia a dia de qualquer eletricista.
Encoste as pontas de prova aos pontos a serem medidos. O valor da tensão será mostrado no display. Para evitar danos ao instrumento ou aos dispositivos em teste, desco- necte a alimentação do circuito e descarregue todos os capacitores de alta tensão antes de efetuar a medida de resistência.
Aperte o Gatilho para abrir a Garra Transformadora e envolva somente o condutor da Corrente a ser medida. Aguarde a estabilização do display para efetuar a leitura. Remova as pontas de prova antes de realizar medidas de corrente através da garra.
Manual de Instruções - DT266 Alicate Amperímetro Digital 1) Garras de medição: Mede a corrente alternada que passa através do condutor. 2) Gatilho: Pressione para abrir as garras. Libere o dedo do gatilho para fechar a garra. 3) Botão de retenção de dados: Pressione para reter a última medição feita pelo produto.
Posicione a chave rotativa em uma das faixas A= (200µA, 2000µA, 20mA, 200mA ou 10A). Lembre-se que para medida na faixa 10A, deve-se usar a entrada de 10A. Antes de conectar o instrumento em série com o circuito para a medida de corrente, desconecte a alimentação e descarregue todos os capacitores de alta tensão.
Portando, se quisermos medir uma corrente de até 10A devemos conectar a ponta de prova no primeiro borne. No caso de corrente muito baixa, de mili ou micro ampere, deve-se usar o segundo borne e para as demais medições como por exemplo tensão, resistência e continuidade, deve-se usar o quarto borne.
Ajuste o dispositivo para medir tensão. Para testar a voltagem de um circuito AC (corrente alternada), ajuste o botão para V~, ACV ou VAC. A maioria dos circuitos domésticos geralmente é de corrente alternada. Para testar a voltagem de um circuito DC (corrente contínua), escolha V–, V---, DCV ou VDC.
A ponta de prova preta deve ser ligada sempre ao borne COM (Terra/Negativo) e a ponta de prova vermelha deve ser ligada ao borne do meio.. A ponta de prova vermelha deve ser ligada sempre ao borne do meio, exceto quando se deseja medir corrente contínua acima de 200 mili-ampéres.
Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho.
Toque do ponto preto para o ponto vermelho e examine a leitura do multímetro. Um multímetro perfeitamente calibrado vai ler exatamente 0 Ohms. Enquanto o multímetro marcar até 0,05 Ohms nessa leitura, está calibrado bem o suficiente para ser usado. Se não, deve ser calibrado antes da utilização.