(2010), Salvador é cortada por rios que pertencem a 10 bacias hidrográficas, sendo elas: Bacia Hidrográfica do Rio dos Seixos, Bacia Hidrográfica de Ondina, Bacia Hidrográfica do Rio Lucaia, Bacia Hidrográfica do Rio Camarajipe, Bacia Hidrográfica do Rio das Pedras (e Pituaçu), Bacia Hidrográfica do Rio Passa Vaca, ...
Seus principais rios são o Tocantins e o Araguaia, que se estendem pelos estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão, além do Distrito Federal. Em seu curso está a ilha do Bananal, no estado de Tocantins, a maior ilha fluvial do mundo.
Na maioria das vezes, um rio nasce depois de chuvas em regiões montanhosas. As águas do rio, que ainda está para nascer, escorrem pela superfície ou se infiltram no solo através dos espaços vazios entre as rochas, até encontrarem uma área impermeável, formando um lençol freático.
Veja os componentes de um rio e suas respectivas características. Nascente (cabeceira): local onde o rio nasce, situado sempre em um ponto mais elevado do terreno. Foz (desembocadura): ponto onde o rio termina, geralmente desaguando no mar, lago ou outro rio. Curso: caminho que o rio percorre da nascente até a foz.
Rio é um curso de água natural que corre de uma parte mais elevada para uma mais baixa e que deságua em outro rio, no mar ou em um lago.
Rio perene é um rio com vazão incessante, que não seca. Em regiões desérticas ou semi-áridas (parte do Nordeste e de Minas Gerais, por exemplo), as águas dos rios desaparecem na seca, sendo necessárias obras de perenização dos rios, como barragens de regularização de vazão, para garantir o escoamento na seca.
Rios perenes são aqueles em que há sempre água fluindo em seu leito, em contraste com os rios intermitentes, nos quais a água desaparece nos períodos de estiagem. ...
rio São Francisco
Um meandro é uma curva acentuada de um rio que corre em sua planície aluvial e que muda de forma e posição com as variações de maior ou menor energia e carga fluviais durante as várias estações do ano.