A ascensão de Stalin ao poder aconteceu depois da morte de Lenin, com o líder georgiano impondo um governo baseado no terror e marcado pela morte de milhões de pessoas, fosse por execuções sumárias, fosse em campos de trabalho forçado.
A vitória do 'Socialismo de um Só País' Trótski, que atacava a NEP, e, de outro, Stálin, que apoiava o campesinato. Também em 1922, nascia a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que reunia Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Transcaucásia (depois subdivida em Geórgia, Azerbaijão e Armênia).
O stalinismo é definido pelos historiadores como um regime totalitário que existiu na União Soviética, entre 1927 e 1953, e foi construído pelo líder do país Josef Stalin. Esse governo realizou transformações profundas, na URSS, e realizou uma implacável perseguição aos seus opositores.
Durante seu governo ele tomou medidas que centralizaram diversos papéis nas mãos do estado. Com essas ações nas mãos do Estado, foi se perdendo — com o tempo — os ideais socialistas. Além disso, Stalin foi responsável por exercer uma forte pressão contra seus inimigos políticos.
Além disso, ele empreendeu um isolamento internacional da Rússia, que passara a se chamar União Soviética. Assim, o país não foi atingido pela crise capitalista de 1929. Também estabeleceu Planos Quinquenais (a cada 5 anos) que permitiram o desenvolvimento econômico, independente dos EUA.
O governo de Stálin foi caracterizado pela aceleração da industrialização do país, modernização dos sistemas de produção e das forças militares, pela centralização política na União Soviética, aumento da perseguição aos dissidentes políticos, avanços em algumas áreas sociais e retrocessos em outras.
As principais ideias de Stalin dentro da prática política nas quais se aleja do pensamento de Lênin incluíam a defesa do socialismo em um só país, a noção de que a luta de classes se agravaria ao longo do desenvolvimento do socialismo, com o que seria necessário aumentar o controle por parte do partido e do Comitê ...
1,62
A imprensa soviética elogiava constantemente Stalin, descrevendo-o como "grande", "amado", "ousado", "sábio", "inspirador" e "gênio". Retratou-o como uma figura paterna carinhosa, porém forte, com a população soviética como suas "crianças".
A palavra vem da raiz “továr”, que significa “mercadoria”, e továrisch era um parceiro em atividades comerciais, aquele com quem uma pessoa comercializava. Assim, a palavra tinha uma conotação óbvia voltada aos negócios. Entre os cossacos, um membro legítimo da comunidade era chamado de továrisch.
Teria a Revolução Comunista sido financiada por interesses burgueses, para derrubar a monarquia e instaurar novos valores a uma potência mundial e rica como a Rússia, mas ainda ligada a padrões medievais de existência. Teria sido Trótski, um fantoche criado para insuflar multidões de camponeses e proletários.
(PUC MG/2008) Em outubro de 1917, os bolcheviques assumiram o poder na Rússia. A Revolução Russa de 1917 anunciou o fim do capitalismo e o início do comunismo em escala planetária.