(2002) alertam que o processo de implantação do SCM equivale a uma reengenharia da cadeia de suprimentos. Para estes autores, os passos para a implementação de uma reengenharia na cadeia de suprimento são: análise da cadeia, simplificação, integração, automação e otimização.
O SCM - Suplly Chain Management pode ser compreendido como uma rede de organizações e processos de negócios a fim de selecionar matérias-primas. Podem ocorrer, em seu momento de implementação, pontos críticos, dentre tais pontos temos: A)Baixa preocupação com fatores técnicos. B)Pouca exigência de fatores tecnológicos.
O Supply Chain Management (SCM) ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência, Nesses tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu o limite extremo, o Supply Chain ...
O gerenciamento da cadeia de suprimentos pode servir para alavancar seus negócios, pois contribui para a otimização do serviço. Ao facilitar todos os processos até a chegada do produto para o consumidor final, é possível economizar tempo e dinheiro.
Um dos benefícios de se manter a cadeia de suprimentos bem organizada é a otimização da linha de produção do negócio. Como o gestor tem controle e acesso a todas os processos internos e externos, consegue alcançar melhores resultados.
A cadeia de suprimentos que, como já vimos, é muito mais abrangente, envolve:
São eles: recebimento, armazenagem, separação e expedição.
A Logística empresarial nasceu da importância da redução de custos nas empresas e na maior importância que se dá hoje em atendimento das necessidades dos clientes.