EQST

Quais Tipos De Clulas Podem Ser Encontradas No Corpo Humano?

Quais tipos de células podem ser encontradas no corpo humano?

Composto por milhões de células, o cérebro é formado por diversos tipos delas, a saber:

  • a micróglia: defesa do sistema nervoso.
  • a célula dendrítica: células imunes que transportam antígenos.
  • o neurônio: transmissão de mensagens.
  • a célula de Schwann: produção de mielina que auxiliam na produção dos impulsos nervosos.

Qual é a origem das células tronco?

O surgimento dessas células se dá da seguinte maneira: o espermatozoide fecunda o óvulo, dando origem ao que chamamos de zigoto. O zigoto sofre mitoses dando origem a uma “bola de células”, que se diferenciam originando os folhetos germinativos, que em seguida se diferenciam em tecidos e órgãos do organismo.

Como as células tronco podem ser usadas?

As células-tronco possuem a capacidade de se auto-reproduzirem, multiplicando-se em novas células que dão origem a todos os órgãos e tecidos do corpo. Elas também podem alterar ou renovar suas funções, e por isso são utilizadas pela medicina para que reparem anomalias no corpo causadas por doenças ou fatores naturais.

Como ocorre a diferenciação das células tronco?

As células-tronco destacam-se pela capacidade de se transformar em diferentes tipos celulares, ou seja, são células com grande capacidade de diferenciação. Essas células encontram-se em um estágio em que não estão completamente especializadas, o que permite que elas sejam programadas para desempenhar qualquer função.

Como é feito o tratamento com Células-tronco?

O tratamento com células tronco deve ser feito em um hospital ou clínica especializada nesse tipo de procedimento e é feito com a aplicação das células tronco diretamente no sangue da pessoa em tratamento, resultando na estimulação do sistema imune e formação de células especializadas.

Quais a maiores implicações éticas nas pesquisas em Células-tronco discuta aprofundando o assunto com exemplos?

A grande discussão ética e legal desta tipo de terapia se dá pelo fato de que se utilizam de embriões humanos como a maior fonte de células-tronco nas pesquisas para o tratamento e cura de algumas doenças degenerativas, como também nos processos degenerativos dos tecidos nervoso e muscular, e lesões traumáticas.

Qual a problemática envolvida no uso de Células-tronco para pesquisa?

A maior controvérsia na pesquisa com células-tronco é o uso de embriões. Isso lida com as controvérsias ao redor de leis e crenças em relação à contracepção, aborto e fertilização in vitro.

Qual o conflito moral existente na produção e utilização de embriões humanos para separar suas células tronco?

Resposta: O conflito é se ao usarmos as células tronco de um bebê estamos tirando sua vida ao impedir que ela nasça, ou se é apenas um embrião que pode ser usado para fins científicos.

Quais os obstáculos precisam ser enfrentados para que as células troncos possam ser usadas no tratamento de doenças?

Obstáculos a serem enfrentados para que as células-troncos possam ser usadas no tratamento de doenças: Mesmo com os resultados testes sendo positivos ou, pelo menos, promissores, as pesquisas de células-tronco e suas aplicações para tratar doenças ainda estão em estágio inicial.

Quais são as implicações do uso de embriões humanos para retirada de células tronco?

A retirada de células-tronco produz a morte desse "conjunto de células": daí, fulcro das polêmicas, é quanto a podermos produzir esses pré-embriões com o fim específico, não de gerarmos novos seres humanos, mas sim de fabricarmos "remédios" contra patologias graves, como a doença de Alzheimer, o síndrome de Parkinson, ...

O que diz a Lei de Biossegurança sobre células tronco?

Aprovada no Brasil em 2005, a Lei da Biossegurança contempla a questão das células-tronco e dos transgênicos. ... Só as células embrionárias podem ser consideradas totipotentes ou pluripotentes, já que somente essas células podem gerar por diferenciação os 216 tipos de célula do nosso organismo.

O que a legislação brasileira diz sobre as células tronco?

Legislação. Desde 2005, legislação brasileira permite “para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento”.

O que é a Lei de Biossegurança?

A Lei nº 8.