Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. ... Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.
A leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, o aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento, de questionar e formular argumentos bem fundamentados.
A leitura é de grande importância para o desenvolvimento da inteligência dos bebês e filhos porque é uma função superior do cérebro e ajuda a desenvolver conexões neurológicas. ... Os bebês adoram ler! Eles têm um prazer inato em aprender e os pais podem fomentar este gosto pela leitura desde pequenos.
3-Estimula a imaginação; 4-Melhora a alfabetização; 5-Melhora a disciplina; 6-Fortalece os laços entre pais e filhos.
Ler para uma criança ajuda no seu desenvolvimento emocional saudável. Durante a leitura de histórias, a criança se sente foco da atenção e do carinho do adulto, o que fortalece o relacionamento entre eles. ... As histórias ajudam a criança a desenvolver o sentimento de empatia, a capacidade de colocar-se no lugar do outro.
Como ser um contador de histórias para o seu pequeno?
10 maneiras de brincar de contar histórias
Resumo: contando histórias com objetos Podemos contar histórias usando objetos escolhendo-os pelas suas características físicas, ou emprestar características através da nossa empostação vocal e caracterizando-os com outros elementos.
OBJETIVO ESPECÍFICO Explorar e identificar elementos da história e música para se expressar, interagir com os colegas. Resgatar as histórias populares e brincadeiras. ... METAS Possibilitar aos alunos conhecimento das historias contadas e cantadas, facilitando a oralidade, atenção/concentração e imaginação.
A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais. Para Abramovich (1997, p.
Uma história prende a atenção, desperta a curiosidade, a imaginação e a criatividade, promove o enriquecimento na vida interior da criança, auxiliando-a a entender melhor as suas emoções.
A linguagem oral é uma das mais antigas formas de comunicação existentes. Portanto, as histórias têm um papel muito importante no desenvolvimento das culturas. Além disso, o ato de ouvir e contar histórias contribui muito para o desenvolvimento do pensamento crítico dos sujeitos.
Um fantoche é um boneco manipulado, ou movido, por uma pessoa para distrair outras. O fantoche pode ser um boneco que lembre um ser humano, um animal, um objeto, ou então uma criatura inventada. Pessoas em todo o mundo usam esses bonecos para contar histórias, fazer teatro e brincadeiras, bem como para ensinar algo.