Guia prático para começar a jogar capoeira
6 movimentos básicos da capoeira
A Capoeira ensina de diversas maneiras, usando brincadeiras, letras de musicas, instrumentos, coreografias, aulas de história, atividades físicas, defesa pessoal, entre outras. Mas para isso o profissional tem que estar capacitado, e acima de tudo amar o que ele ensina.
A primeira coisa que você irá precisar para aprender capoeira sozinho é escolher um bom método de ensino da capoeira. ... Ou seja não conseguir desenvolver uma linha de aprendizado e todo o seu esforço poderá ser em vão. Então a parte mais importante é estudar com um método de comprovada eficácia.
O registro da capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, anunciado em novembro de 2014 pela Unesco, é mais um passo no reconhecimento dessa cultura de matriz afro-brasileira que mistura jogo, dança, luta, música e canto nas suas animadas rodas.
GINGA – É o passo básico, pois é dele que partem os outros movimentos da capoeira. Trata-se de um gingado contínuo do corpo de um lado para o outro, preparado para atacar ou defender. Consiste em levar uma perna e o braço do mesmo lado alternadamente para frente e para trás.
Ginga é o movimento básico da capoeira! Consiste num movimento repetitivo de colocar a mão direita para frente e a perna direita para trás, e em seguida fazer o mesmo com o lado esquerdo do corpo, sincronizando o movimento com o ritmo do berimbau.
Aqui o capoeira se posiciona defronte ao adversário, dá um passo lateral e em seguida, numa torção do tronco, arremessa a perna da frente, desferindo um movimento semicircular à altura da cabeça do adversário, prosseguindo a descida da perna até o solo.
Capoeira/Principais golpes
berimbau
A palavra “ginga”, em capoeira, significa a perfeita coordenação de movimentos do corpo que o capoeirista executa com o objetivo de distrair a atenção do adversário para torná-lo vulnerável à aplicação dos seus golpes.
A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo do jogo é derrubar o adversário. ... A base do jogo é a ginga, pois essa é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista.
Meia-lua de compasso é um golpe de capoeira no qual é usado o calcanhar para se acertar o adversário, girando-se com uma das mãos no chão, colocando-as para parte de dentro da ginga. Usando-o corretamente e bem aplicado, esse golpe pode ser fatal.
Para fazer a meia-lua, pressione o R1 / RB duas vezes rapidamente.
É um chute circular com a canela ou peito do pé. Originalmente feito com a canela para causar mais danos no adversário sem sofre machucados, após a esportilisação da capoeira nos anos 60, passou a ser feito com o peito do pé.
O Au Angole é um Au, mas este é apenas utilizado na Capoeira Angola. O seu afastamento do Au (acima) é o facto de se flectirem os joelhos na execução da roda. Cocorinha: A Cocorinha é um método evasivo, nomeadamente consiste na forma de evitar pontapés circulares efectuados em curta distância.
A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena.
Explicação: É um meio de evitar pontapés circulares a curta distância. Agacha-te debaixo do golpe e levanta o braço do lado de onde veio o pontapé, de modo a proteger a cabeça. A outra mão toca o chão e ajuda o equilíbrio.
De acordo com Farinha, a capoeira trabalha a coordenação motora, melhora o equilíbrio, a flexibilidade; alonga a musculatura; e também leva à hipertrofia, mas com parâmetros diferentes dos adotados pela musculação. "Como desenvolvimento mental, trabalha a timidez, melhora a depressão.
De modo geral, tem-se 6 movimentos básicos na capoeira: