São cinco os principais cortes do dianteiro do boi chamados "carnes de segunda": o acém, o pescoço, a paleta, a costela dianteira e o peito.
Veja o infográfico abaixo e conheça os principais cortes de carne bovina e suas características:
Mãe, o que vai ter hoje para comer? Ideias de misturas para o dia a dia.
As carnes de primeira São elas: baby beef, maminha, coxão mole, lagarto, contrafilé, patinho, picanha, filé mignon e alcatra.
Qual o melhor uso para o tipo de primeira?
Cortes bovinos: saiba a diferença entre carnes de primeira, segunda e terceira
patinho
Uma carne perfeita para ser moída é o patinho por ter pouquíssima gordura, assim depois da moedura mantem-se com aquela cor vermelha que dá água na boca. Outras opções boas são o coxão duro, o lagarto e o coxão mole. Que seguem a mesma linha. Um grande erro é moer carnes mais caras, como picanha e filé mignon.
Os cortes com gordura bons para serem moídos são a fraldinha e a costela. Possuem o tanto de gordura ideal e um sabor delicioso. Lembre-se, mesmo podendo utilizá-las um pouco em alguns casos, não peça uma carne completamente gordurosa.
Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).
– lavar as superfícies e utensílios que entrarão em contato com a carne: a higienização deve ser feita com água (preferencialmente quente) e sabão.
Segundo a maestra assadora Elisabeth, a carne embalada a vácuo tem um cheiro mais forte do que a carne fresca. Apesar disso, ela só orienta que a carne seja lavada se o cheiro for realmente muito forte. "O ideal é que se compre carne com pouco 'suco' dentro.
"Não se deve lavar nem o frango nem outras carnes ou ovos antes de cozinhá-los. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha", diz o órgão.