As principais atividades de um processo logístico são: armazenagem; estoque; embalagem; transporte; distribuição física; fluxo de informação e nível de serviço.
Fluxos de Materiais (responsável pelo transporte de materiais, que pode ser realizado por meios como rodoviário, aeroviário, marítimo, entre outros); Fluxos de informações (é o fluxo de dados que devem ser sempre corretos e precisos para otimizar a eficácia dos processos organizacionais.
Na logística direta, conhecemos o fluxo da cadeia de suprimentos que se inicia com a matéria-prima até a produção, e prossegue com a distribuição até a entrega ao consumidor final.
Os três principais fluxos da cadeia de suprimentos são:
Dados os cinco estágios de uma cadeia de suprimentos (clientes, varejistas, distribuidores, fabricantes e fornecedor), todos os processos de cadeia podem ser desmembrados nos seguintes ciclos de processos, segundo o autor Meindl (2006):
A logística e a cadeia de suprimentos tem por objetivo realizar a gestão de todas as operações associadas à organização interna e externa de uma empresa, garantindo coordenação e integração entre todos os componentes da cadeia, como fornecedores, consumidores e prestadores de serviço.
O nome mais correto para cadeia de suprimentos deveria ser redes de suprimentos. Uma cadeia pode envolver vários estágios como: – Clientes; – Varejistas; – Atacadistas/ distribuidores; – Fabricantes; – Fornecedores de matéria prima.
São elas:
Uma cadeia de suprimento típica é formada por: a) governo, fornecedores de matéria-prima, indústria principal e consumidor final. b) fornecedores de matéria-prima, indústria principal, atacadistas, distribuidores, varejistas e consumidor final.
Isso inclui a coordenação e colaboração com membros da cadeia, que podem ser fornecedores, intermediários, provedores de serviços de terceira parte e clientes. Na essência, o gerenciamento da cadeia de suprimento integra suprimento e gerenciamento da demanda internamente e através das empresas.
Abaixo veremos alguns dos componentes mais comuns e representativos dentro dos custos logísticos:
O objetivo principal do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos é a obtenção do melhor atendimento ao cliente, com o menor custo total possível. Para atingir estes objetivos, é fundamental que se melhore o desempenho interno de cada um dos processos das empresas componentes da cadeia.
O supply chain ou cadeia de suprimentos envolve todas as etapas da vida de um produto: compra de matéria prima, produção, estoque, entrega aos consumidores. ... Sua principal função é assegurar uma integração eficiente entre todas as etapas do supply chain.
Objetivos do SCM, ou Gestão da Cadeia de Suprimentos O objetivo das práticas de Gestão da Cadeia de Suprimentos é reduzir o tempo de ciclo e inventários, otimizando a logística e oferecendo um serviço mais competitivo.
Veja algumas dicas de como é possível desenvolver uma cadeia de suprimentos eficaz e que contribua realmente para o sucesso de uma organização.
Como fazer a gestão do Supply Chain (cadeia de suprimentos)?
Supply chain é um termo em inglês que significa literalmente “cadeia de suprimentos”. Ele se refere aos processos e aos diversos caminhos por quais passam os produtos, desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao consumidor final.
Como fazer uma gestão de logística da cadeia de suprimentos eficiente?
Para ter uma cadeia de suprimentos com alto padrão de competência, é necessário incluir formas de melhoria nas seguintes atividades:
A importância para a indústria Uma boa gestão de cadeia de suprimentos diminui custos ao longo da cadeia. Isso acontece principalmente ao otimizar o controle dos produtos de modo a prevenir perdas, extravios e quebras.