Síndrome de Turner – mutação monossômica que afeta o sexo feminino, provocada pela ausência de um cromossomo sexual, possuindo apenas um cromossomo X. Os sinais característicos são: tórax largo, ovários não funcionais, pescoço curto e largo e baixa estatura.
A síndrome de Turner normalmente causa menopausa precoce. Isto quer dizer que a reserva de folículos dos ovários acaba com a paciente ainda jovem. Mulheres com síndrome de Turner conseguem engravidar, mas as que desejam devem tentar o quanto antes. Existem exames pra tentar prever a reserva dos ovários.
Algumas alterações genéticas ocorrem por desordem no número de cromossomos, outras são causadas por falhas estruturais nas sequências do DNA. Essas alterações são chamadas de anomalias cromossômicas.
As aberrações cromossômicas numéricas são aquelas em que ocorre alteração no número de cromossomos. Elas são classificadas em euploidias e aneuploidias. Todos os organismos possuem um conjunto de cromossomos em suas células, que difere de espécie para espécie.
As anomalias cromossômicas sexuais ocorrem em virtude de meioses atípicas durante o processo anômalo da gametogênese, isto é, a produção de gametas (espermatozoide e óvulo), com quantidade genômica haploide alterada.
Provocadores mais comuns das anomalias, os fatores genéticos são responsáveis por cerca de 1/3 do total de defeitos congênitos, e ainda 85% das anomalias mais conhecidas (Síndrome de Turner, Trissomia dos Autossomas 21, 18 e 13, Trissomia dos Cromossomos Sexuais, Tetrassomia, Pentassomia, etc).
As principais doenças genéticas em humanos são:
1 Estado ou qualidade do que é anômalo; anormalidade, defeito, irregularidade. 2 Gram Irregularidade de formas e/ou construções que não seguem as regras da gramática tradicional. 3 Astr Qualquer tipo de irregularidade periódica no movimento orbital de um planeta.