São eles: o salário, ambiente empresarial, política da empresa, as oportunidades de crescimento, a relação dos superiores com os demais funcionários e os benefícios sociais, clima organizacional, oportunidades de crescimento e condições físicas do ambiente de forma geral, por exemplo. Herzberg disse “…
As Teorias Motivacionais objetivam identificar e analisar os fatores que estimulam o comportamento das pessoas. No geral, a base para elaboração dessas hipóteses são as teorias hedônicas desenvolvidas pelos filósofos gregos, que enxergavam o comportamento humano como atitudes voltadas para a realização de algum prazer.
Alderfer concordou com Maslow que necessidades insatisfeitas motivam os indivíduos. Alderfer também concordou que os indivíduos geralmente sobem na hierarquia para satisfazer suas necessidades; isto é, eles satisfazem a ordem inferior antes das necessidades da ordem superior.
Conhecida por Pirâmide de Maslow ou Teoria das necessidades humanas, o modelo sugere que nós, seres humanos, somos motivados em satisfazer cinco necessidades básicas: fisiológicas, de segurança, social, de autoestima e de realizações pessoais.
A motivação segundo Maslow parte do atendimento a necessidades próprias de cada pessoa, mas que respeitam uma determinada escala, começando por aquilo que é mais básico para sua sobrevivência. ... Através do modelo de pirâmide, Maslow propõe que a motivação humana vem da busca ao atendimento dessas necessidades.
Pirâmide de Maslow, ou hierarquia das necessidades de Maslow, é uma teoria que organiza as necessidades humanas conforme sua prioridade, das mais básicas às mais complexas. ... Por isso, a teoria hierarquiza as condições para a felicidade e oferece um panorama geral dos desejos humanos.
Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização. Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização.
As necessidades de segurança incluem a segurança física, a proteção contra doenças, desastres naturais, contra a violência. Também faz parte destas necessidades a busca pela ordem, pela justiça e pela lei. Busca-se condições que afastem a insegurança, o medo e a ansiedade.
As necessidades fisiológicas que se encontram como base para a pirâmide, segundo Maslow, representam as necessidades relacionadas ao organismo, como alimentação, sono, abrigo, água, excreção e outros. ... As necessidades de segurança aparecem após o suprimento das necessidades fisiológicas.
O estudo indica que as necessidades básicas da equipe de enfermagem encontram-se comprometidas, principalmente as necessidades de segurança e fisiológicas, as mais primárias.
Assim, consideram-se as necessidades psicológicas como nutrientes essenciais à adaptação da pessoa, sendo a perturbação psicológica concebida como uma inadequada regulação da satisfação das necessidades psicológicas, cuja regulação se afigura, deste modo, essencial promover.
No modelo da Teoria da Autodeterminação as pessoas são entendidas como tendo necessidades psicológicas básicas, subjacentes à motivação intrínseca, sendo estas a necessidade de autonomia, competência e relacionamento. A satisfação destas é essencial para um ótimo desenvolvimento e saúde mental.
Henry Murray (1938), um dos primeiros a pesquisar sobre o assunto, classificou as necessidades em necessidades primárias ou viscerogênicas, que são as necessidades de natureza biológica (fome, sede, sono), e necessidades secundárias ou psicogênicas, que são necessidades que derivam de uma necessidade primária ou são ...
As necessidades coletivas são aquelas de um conjunto definido de pessoas (classes, categorias, coletivos). Exemplos: uma ponte que liga duas regiões, urbanização de determinada região. As necessidades gerais são de todos de forma homogênea. Exemplos: educação, saúde, segurança pública.
NECESSIDADE HUMANA > RECURSOS OU FATORES Secundária = transporte, educação, segurança, comunicação, lazer, cultura.
Necessidade é tudo aquilo de que precisamos e que é indispensável para nossa vida. Desejo é tudo aquilo que queremos ter ou usufruir, sendo necessário ou não. ... Por isso o bom senso é tão importante: devemos satisfazer nossas necessidades e, na medida do possível, atender a nossos desejos.
Seu trabalho foi reconhecido e implantado em todas as instituições de ensino pois a sua teoria sobre a enfermagem é a mais aceita entre todas as outras teorias, chamada de "Teoria das Necessidades Humanas Básicas".