Os 10 benefícios das fibras alimentares
As fibras alimentares são partes de alimentos vegetais que compõem carboidratos não digeríveis pelo organismo humano. Elas se dividem em solúveis e não solúveis, podendo proporcionar benefícios como prevenir câncer colorretal e ajudar a emagrecer, dependendo do tipo.
A recomendação diária de fibras para um adulto saudável é de 25g a 30g.
Ao contrário das fibras solúveis, as insolúveis não absorvem água, e passam pelo estômago sem sofrer alterações. Elas estão presentes principalmente em alimentos como farelo de trigo, arroz integral, feijão e cereais matinais integrais.
As fibras insolúveis não são solúveis em água. As principais são celulose, hemicelulose e lignina. Fontes de fibra insolúvel: grãos (feijão, soja, lentilha), cereais integrais (arroz, centeio, trigo e farelos), vegetais e talos de vegetais (brócolis, couve-flor), verduras folhosas, cascas e bagaços de frutas.
A fibra solúvel se dissolve facilmente na água e é dividida em uma substância semelhante a um gel na parte do intestino conhecida como o cólon. A fibra insolúvel não se dissolve na água e é deixada intacta quando o alimento se move através do trato gastrointestinal.
O que são fibras insolúveis? Este tipo de fibra, por sua vez, não interage com a água, permanecendo intacta durante todo o trato gastrointestinal. Diferente das solúveis, essas não formam gel, mas têm, como uma de suas principais funções, o aumento do bolo fecal, o que ajuda o funcionamento do intestino.
Quais alimentos são ricos em fibras solúveis
Alimentos ricos em fibras solúveis
As fibras solúveis são as que, como o nome sugere, dissolvem na água e formam um gel que fica mais tempo no estômago e no intestino delgado, aumentando a sensação de saciedade.
No entanto, é muito importante aliar o consumo de fibras com o de água, já que a fibra insolúvel retém água. Quem consome muitas fibras e esquece os líquidos corre o risco de ficar com o intestino ainda mais preso.
E o melhor disso: a maioria delas é totalmente natural e recomendada por médicos.
Estimular o consumo de água Os bebês que só se alimentam do leite materno já recebem água suficiente do peito da mãe, mas caso as fezes continuem ressecadas, deve-se falar com o pediatra para oferecer mais água entre as mamadas. Veja quando começar a dar água para o bebê.
Você pode apertar com o dedo ou com a unha. Também vale revezar e apertar um pouco o dedo da mão direita e depois o da esquerda, faça isso entre duas e três vezes. Ao apertar você sentirá como se tivesse areia nesta área do seu dedo. E, conforme você o pressiona, ele vai ficando mais mole.
6 chás laxantes para combater a prisão de ventre