As principais massas de ar que influenciam o clima brasileiro são: Massa Equatorial Atlântica, Massa Equatorial Continental, Massa Tropical Atlântica, Massa Tropical continental e Massa polar Atlântica.
As massas de ar diferem-se de acordo com o local de origem (continental e marítima), latitude (equatorial, tropical, ártica e antártica e polar) e temperaturas (quente e fria), a saber: Continental: Origina-se na porção continental sendo caracterizada pela baixa umidade, fato que as difere das massas de ar marítimas.
As massas de ar se formam por causa da diferença de pressão e de temperatura de determinados locais. ... Marítima: Por sua vez, as massas marítimas são formadas nos mares e oceanos de forma que a principal característica é a elevada umidade.
As massas de ar, em face de sua formação e propriedades, apresentam diferentes características, o que permite classificá-las em três tipos distintos: massas equatoriais, tropicais e polares. Massas Equatoriais: originam-se nas regiões de baixas latitudes (ou seja, próximas à Linha da Equador).
Massa é uma propriedade física dos corpos e partículas, por isso, seu conceito está sujeito à forma como é medida. ... Também podemos entender a massa de um corpo como uma expressão da quantidade de matéria nele contida: prótons, nêutrons, elétrons e outras partículas menores.
MDCM significa: Meios de comunicação de massa ( jornais, televisão, rádio, cinema e Internet).
Então, a massa inercial indica a tendência de aceleração de um corpo para uma dada força. Chamamos de massa gravitacional a intensidade da força de atração gravitacional gerada por um corpo dotado de massa.
A massa de um corpo representa a dificuldade imposta por ele ao repouso ou ao movimento, portanto, é considerada como a medida quantitativa da inércia. ... Podemos entender que, quanto maior a massa de um corpo, maior é sua inércia e mais difícil é para colocar esse objeto em movimento ou pará-lo.
Para isso, usamos aquela velha fórmula P = m . g, em que m é a massa do objeto e g é a aceleração gravitacional, cujo valor é de aproximadamente 10 m/s2.