A geografia crítica é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza.
A Geografia Quantitativa, também conhecida por Geografia Pragmática, Teorética ou até mesmo Nova Geografia, diz respeito a área de estudo sobre a análise espacial usando dados numéricos e estatísticos. ...
Caracterizada pelo uso de métodos matemático-estatísticos, essa nova geografia desenvolveu-se principalmente nas décadas de 1960 e 70. Na essência buscava a substituição do trabalho de campo pelos experimentos laboratoriais, com muitas mensurações, dados estatísticos, gráficos e tabelas bastante sofisticadas.
Geografia é a ciência cujo objeto de estudo é o espaço geográfico, onde são estabelecidas as relações humanas. Logo, a Geografia estuda a relação entre a sociedade e o meio. Em suma, a Geografia analisa a dinamicidade das relações entre a sociedade e a natureza, capazes de transformar o espaço geográfico. ...
Geografia deriva da palavra grega Geographia, sendo que "Geo" tem significado de Terra e "Graphein" significa descrição. Então, seu sentido literal seria "descrição da Terra". Tendo em vista o citado, a Geografia se torna uma ciência crítica ao buscar descrever o espaço geográfico e como as relações com homem o afetam.
Por meio da geografia, nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, podemos encontrar uma maneira interessante de conhecer o mundo, de nos reconhecermos como cidadãos e de sermos agentes atuantes na construção do espaço em que vivemos. E os nossos alunos precisam aprender a fazer as análises geográficas.
O ensino da História e da Geografia nos anos iniciais contribui para a compreensão das relações sociais na medida que desperta o senso crítico do aluno. Sem a História ou a Geografia o aluno tenderia a naturalizar todas as suas experiências, tendendo a universalizar tudo aquilo que é, na verdade, um particular.
Resposta. Resposta:O. estudo da Geografia e História torna-se importante por proporcionar às crianças, em seu nível de conhecimento, o estabelecimento de relações entre o lugar em que vivem e outros lugares, questionar e apresentar suas próprias concepções sobre natureza e sociedade.