O Diagnóstico Organizacional consiste na primeira etapa de um processo de consultoria ou assistência técnica e procura proporcionar à organização as condições necessárias para a melhora do seu desempenho para que atinja níveis bem mais satisfatórios.
Uma boa forma de diagnosticar o potencial da empresa perante o mercado se dá através da Análise SWOT, que em português foi rebatizada como FOFA, sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
Também chamada de diagnóstico empresarial, esta ferramenta de gestão serve para analisar a empresa como um todo e determinar a saúde de cada departamento. Em outras palavras, com o diagnóstico organizacional é possível descobrir qual área está mais produtiva e bem organizada, e qual necessita de melhorias.
Portanto, o diagnóstico é um instrumento para coletar dados sobre a organização. O propósito do diagnóstico é identificar os problemas, investigar as causas e buscar soluções estratégicas oportunas ao desenvolvimento da organização. O ideal é contratar uma consultoria para efetuar essa análise.
Diagnóstico, em medicina, é o processo analítico de que se vale o especialista ao exame de uma doença ou de um quadro clínico, para chegar a uma conclusão. É também o nome dado à conclusão em si mesma.