Filosofia, Antropologia, História do Direito, Sociologia Geral e Jurídica, Teoria Geral do Estado, Economia, IED... sabe o que todas essas cadeiras têm em comum? Sim, todas elas são propedêuticas, isto é, introduzem o estudante ao mundo jurídico.
A diferença é que os cursos técnicos exigem escolaridade mínima (ensino médio). Podendo, portanto, ser integrado ao ensino médio regular ou ser feito após a sua conclusão. ... A formação é técnica, como é o caso de um técnico em enfermagem, técnico em informática, técnico em logística e outros.
Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?
Como consultar? O MEC possui um portal chamado Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), que informa sobre todos os cursos técnicos do país registrados no Ministério.
O acesso ao cadastro e à documentação pertinente pode ser obtido por meio do portal do MEC na internet, no seguinte endereço eletrônico: http://portal.mec.gov.br/, clicando-se na opção “educação profissional e tecnológica” e em seguida em “Cadastro Nacional de Cursos Técnicos - CNCT”.
Podem ser ministrados por qualquer pessoa que tenha conhecimento necessário para ministrar o curso. Não exigem grau de escolaridade dos participantes (no caso de uma graduação, por exemplo, é exigido do aluno a conclusão do ensino fundamental e médio. Já nos cursos livres essa exigência não ocorre)