Os romances de aventura compõem um gênero da literatura que gira especialmente em torno das viagens, do mistério e dos perigos. Um ingrediente essencial dessas obras é a ação, a qual domina a cena e é fundamental para o desenrolar da trama.
O folhetim é uma narrativa literária, seriada dentro dos gêneros prosa de ficção e romance.
Quanto ao conteúdo, deve ser redigido num estilo ágil, com abundância de acontecimentos e, sempre que possível, cada capítulo deve terminar de forma misteriosa, remetendo a solução do mistério para o capítulo seguinte. A moda dos folhetins começou em França na primeira metade do século XIX.
É tipicamente um gênero do modo narrativo, assim como a novela e o conto. A diferença entre romance e novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias ações, enquanto na novela há uma concatenação de ações individualizadas.
O folhetim era uma pequena publicação, geralmente com caráter periódico, onde se liam as novidades do mundo cultural, as críticas teatrais e de obras de arte e os mais novos capítulos dos romances.
Com o desenvolvimento da imprensa, o gênero folhetim chega ao Brasil por intermédio da burguesia brasileira, leitora assídua das produções francesas. ... Nesse contexto, muitos dos escritores brasileiros se interessam pela novidade que mudaria a maneira de divulgar e produzir suas obras.
c) Que herança os folhetins nos legaram nos dias de hoje? O interesse pelas telenovelas de enredo folhetinesco, cujas personagens apresentam características românticas. 3 Os dois textos apresentam a mesma justificativa para explicar o interesse do público feminino pelo romance? Não.
As moças de classe média ou alta. Como se explica esse interesse? Pq os folhetins era onde se colocavam pequenos capitulos de romances,e isso servia como passatempo para elas pois adoravam ler os romances, onde se indentificavam com os personagens..
Joaquim Manuel de Macedo é a primeira grande referência. Com a publicação do romance A Moreninha, e a grande popularidade por ele alcançada junto ao público leitor, fica definitivamente marcada com as características do romance-folhetim a história do romance brasileiro em seus primórdios.
Através do Romantismo se desenvolveu a poesia ultra-romântica, dos romances e dos romances históricos, que se popularizaram a partir da ascensão da impressa e da burguesia comercial, possibilitando acesso das classes que ainda não tinham contato com a literatura.
As moças de classe média ou alta. Como se explica esse interesse? Pq os folhetins era onde se colocavam pequenos capitulos de romances,e isso servia como passatempo para elas pois adoravam ler os romances, onde se indentificavam com os personagens..
Neste período havia muitas pessoas que não eram alfabetizadas no país. Deste modo, a classe social que lia esses livros eram os que podiam pagar professores e conseguir instruções de outros modos pagos, já que o governo não fornecia o ensino gratuito.
O Romantismo surgiu na Europa, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, no século XVIII. Em detrimento ao domínio da razão muito presente nesta época, o Romantismo nasceu com o intuito de reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos.
José Martiniano de Alencar (Messejana, 1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um escritor e político brasileiro....
José de Alencar
José de Alencar
José de Alencar foi um escritor brasileiro atuante no século XIX, um dos principais nomes da literatura de sua época.
Machado de Assis
José de Alencar