Planificar a pirâmide. Verificar a área da base e, para isso, mede-se o lado dessa base, multiplicando-o por ele mesmo. Verificar a área de uma face da pirâmide, para isso medindo a base do triângulo ( que é o próprio lado da base da pirâmide) e a altura, resultando o produto das duas medidas e dividindo por dois.
Pirâmide Quadrangular: sua base é um quadrado, composta de cinco faces: quatro faces laterais e a face da base. Pirâmide Pentagonal: sua base é um pentágono, composta de seis faces: cinco faces laterais e a face da base.
· Pirâmide de Base Hexagonal: Caracteriza-se por possuir seis faces triangulares, uma base hexagonal, doze arestas e 7 vértices.
Para determinar o volume da pirâmide é necessário multiplicar a área da base pela altura. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Uma pirâmide de base quadrangular possui altura medindo 2 metros e cada lado da base com medida igual a 3 metros.
A altura h da pirâmide pode ser obtida como a medida de um cateto de um triângulo retângulo cuja hipotenusa é dada pela altura L=6cm da aresta lateral e o outro cateto Q=2√2 que é a metade da medida da diagonal do quadrado.
O volume da pirâmide é dado pelo cálculo: um terço da área da sua base multiplicado por sua altura.