São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.
A força, a velocidade, a resistência, a flexibilidade e a coordenação são as principais capacidades envolvidas na prática de atividades físicas desportivas.
Meinel e Schnabel, em 1987, citados por Greco (2001), diferenciam sete capacidades coordenativas: capacidade de diferenciação, capacidade de acoplamento, capacidade de reacção, capacidade de orientação, capacidade de equilíbrio, capacidade de mudança e capacidade de ritmo.
Hirtz (1986), define as capacidades coordenativas como uma classe das capacidades motoras que em conjunto com as capacidades condicionais e as habilidades motoras, permitem retirar rendimento do corpo, e que são determinadas na sua essência através de processos de condução nervosa.
Geralmente, são divididas em: Força, velocidade, resistência e flexibilidade. Capacidade coordenativas é determinada pelos processos de controle motor e regulação do sistema nervoso central, possui execução, domínio dos gestos técnicos .
As capacidades são divididas condições e coordenativas: As capacidades físicas condicionais dizem respeito a maneira quantitativa que é realizado o movimento, elas dependem da transformação da energia e da fadiga. Estão relacionadas as quantidades de energias que os músculos liberam.
Capacidades condicionais são qualidades funcionais e energéticas desenvolvidas como resultado de uma ação motora que é realizada de maneira consciente. Essas capacidades, por sua vez, condicionam o desenvolvimento de ações. Força, resistência, flexibilidade e velocidade são capacidades condicionais.
Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.
São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.
São determinadas pelos processos que conduzem à obtenção e transformação de energia, isto é, os processos metabólicos nos músculos e sistemas orgânicos – força, velocidade, flexibilidade e resistência. de cada modalidade. Capacidade de executar movimentos de dentro para fora no mais curto espaço de tempo.
A competência motora (CM) pode ser definida como o grau de desempenho habilidoso em uma grande variedade de tarefas motoras.
Habilidade pode ser entendida com ato ou tarefa, onde, quase todo ato motor ou movimento, pode ser considerado uma habilidade. São movimentos que devem ser aprendidos a fim de serem executados corretamente, como por exemplo, atirar, tocar piano ou dar um saque no tênis.).
Fase motora reflexa O bebê conquista uma resposta em relação ao ambiente imediato. Portanto, esses movimentos involuntários e a crescente distinção cortical nos primeiros meses de vida pós-natal, exerce uma importante influência ao que se refere em auxiliar a criança a aprender sobre o seu corpo e o ambiente externo.
FASE MOTORA REFLEXIVA Esta fase corresponde ao período em que todos os movimentos executados são movimentos involuntários. ... Inicial - 2 a 3 anos: movimentos restritos, uso exagerado do corpo e coordenação deficiente. - Elementar - 4 a 5 anos: envolve maior controle e melhor coordenação rítmica.
Movimentos reflexivos ou reflexos primitivos são controlados pelos centros cerebrais inferiores e consistem de reações involuntárias do corpo a diversas formas de estímulos externos. Estas reações são resultados de alterações na pressão, visão, sons e estímulos táteis.
Clark (1994) descreve as mudanças no desenvolvimento motor em seis principais fases: 1) reflexiva ; 2) pré-adaptativa; 3) de habilidades motoras fundamentais; 4) de habilidades motoras especificas do contexto; 5) habilidosa; 6) compensatória.
Estágio Elementar: envolve maior controle e melhor coordenação dos movimentos fundamentais. Evidencia-se por volta dos quatro a cinco anos de idade, dependendo do processo de maturação. Estágio Maduro: é caracterizado como mecanicamente eficiente coordenado e de execução controlada.
As atividades locomotoras (andar, correr, saltar e saltitar), não-locomotoras (flexionar, estender, torcer, girar e levantar) e atividades manipulativas (lançar, pegar, bater, rebater, chutar e quicar) são exemplos de movimentos que devem ser desenvolvidos nos primeiros anos da infância.
As habilidades motoras fundamentais são compostas de habilidades de controle de objetos e habilidades locomotoras. ... Habilidades de locomoção envolvem o mover o corpo através do espaço e incluem habilidades como o correr, o saltar, o saltitar, o galopar, o escorregar, e o skipping (Haywood & Getchell, 2010).
As Habilidades Motoras Básicas são: Locomotoras (correr e saltar), as Estabilizadoras (equilibrar e rolar) e as Manipuladoras (arremessar, receber, chutar, rebater e quicar). O correr é usado em muitas brincadeiras e jogos esportivos como futebol, pega-pega, queimada, entre outros.
O treinamento técnico é definido como, a aprendizagem, aperfeiçoamento ou desenvolvimento de um fundamento do futebol. As principais habilidades específicas citadas por Freire (2006) são: passe, controle de bola, condução, desarme, drible, cabeceio, finalização.
FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR: 1- Fase Fundamental 2- Fase especializada 3- Fase Reflexa 4- Fase Rudimentar.
Habilidade Motora fina: Requer maior controle de pequenos músculos, mais especificamente aqueles envolvidos na coordenação mãos-olhos, e exigem um alto grau de precisão no mov. da mão e dos dedos. Habilidade Motora grossa: Utilização de grandes grupos musculares p/ produzir ações. Requer menor precisão de mov.
Enquanto a coordenação motora grossa requisita os grandes músculos para ser realizada, a coordenação motora fina tem a ver com o movimento dos pequenos músculos do corpo, como os das mãos e dos olhos.
Habilidade motora aberta: Àquela para qual o ambiente é variável e imprevisível durante a ação. Ex: lutas, chute contra uma defesa no futebol, perseguir animais, brincadeiras de pique, etc. Habilidade motora fechada: Àquela pela qual o ambiente é estável e previsível.
Habilidade motora aberta: envolve um ambiente instável e imprevisível em que um objeto ou o meio ambiente está em movimento e determina quando começar a ação. Habilidade motora fechada: envolve um ambiente estável num ambiente estático em que o executante determina quando começar a ação.
Habilidade aberta: ambiente imprevisível e em constante mudança. ... Habilidade fechada: ambiente estável e previsível que permite que a pessoa planeje seus movimentos com antecedência, determina quando a ação deve começar.
Habilidade Aberta É uma habilidade executada em ambiente imprevisível ou que está em movimento e que requer que as pessoas adaptem seus movimentos em resposta às propriedades dinâmicas do ambiente.