É Guhonda, o silver back, o dorso prateado do grupo Sabyinyo. “Ele pesa mais de 250 quilos, é o maior gorila-das-montanhas macho do mundo”, diz Mukunzi. Um silver back pode chegar a 45 anos de idade.
Gorila-do-ocidente: 40 km/h
Pesquisadores sugerem que a mordida do megalodonte tinha uma força que variava entre dez e dezoito toneladas, cerca de dez vezes mais que um tubarão-branco. Esse imenso animal necessitava dessa mordida para conseguir alimento e satisfazer suas grandes necessidades nutricionais.
O megalodon, que chegava a 20 m e 100 toneladas. O dono da mordida mais potente do mundo animal teria surgido há mais de 23 milhões de anos e sido extinto há cerca de 1,5 milhão de anos. Ele destruía as presas com dentes de até 19 cm, que, atualmente, servem paraos cientistas estimarem sua aparência.
A maior espécie predatória conhecida atualmente é o tubarão branco (Carcharodon carcharias), que pode chegar a seis metros de comprimento. O tubarão-baleia (Rhincodon typus), é a maior espécie de peixe viva hoje, com cerca de seis a dez metros do nariz à ponta da cauda, em média.
O tamanho e o aspecto da barbatana é o que importa na preparação da sopa. As dorsais são mais caras que as ventrais ou peitorais, mas a cauda também é bastante apreciada, segundo os vendedores. As partes do tubarão-tigre são as mais procuradas.
Tanto para o ecossistema como para o ser humano, os tubarões são de grande importância. Por serem grandes predadores, estão no topo da cadeia alimentar e contribuem para o controle e a saúde das populações das espécies que são suas presas. Além disso, muitas vezes se alimentam de bichos doentes e velhos.
Segundo especialistas, os ataques de tubarão no litoral recifense são resultado do impacto ambiental provocado pela construção do Porto de Suape, que exigiu o aterramento de dois estuários onde os tubarões-touro davam à luz.
Como um ano tem 8.