Um dos debates que o conhecimento do genoma do celacanto pode ajudar a encerrar é qual dos dois grupos de peixes com nadadeiras lobadas é o mais próximo dos vertebrados terrestres e, portanto, possuiria um ancestral comum mais recente com os tetrápodes, do qual ambas linhagens evoluíram.
As nadadeiras lobadas são estruturas que possibilitam o surgimento de patas.
Resposta. Answer: O celacanto era há muito considerado um "fóssil vivo" porque os cientistas pensavam que era o único membro remanescente de um táxon conhecido apenas por fósseis, sem relações estreitas vivas, e que evoluiu para aproximadamente sua forma atual há aproximadamente 400 milhões de anos.
Fósseis são restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas. Restos são partes de animal (ex.: ossos, dentes, escamas) ou planta (ex.: troncos) e vestígios são evidências de sua existência ou de suas atividades (ex.: pegadas).
Novo estudo aponta que, ao contrário do que se pensava, as tartarugas não descendem de uma única espécie que teria sobrevivido ao meteoro no Hemisfério Sul do planeta. Não é novidade que, há milhões de anos, dinossauros foram dizimados com a queda de um meteoro gigante na Terra.
Novos fósseis mostram como os mamíferos dominaram rapidamente a Terra após a extinção dos dinossauros. ... Esses fósseis mostram como nosso planeta e biosfera se recuperaram após a extinção em massa e a rapidez com que os mamíferos foram capazes de dominar os ambientes terrestres.
Em primeiro lugar, se não tivessem sido extintos, nada garante que os tiranossauros e tricerátops teriam sobrevivido até nossos dias. Em seus melhores tempos, cada uma das espécies não superava um milhão de anos de existência, de modo que os dinossauros do século XXI seriam diferentes dos da época do meteoro.
A ficção científica já nos mostrou mais de uma vez que um humano trazer de volta à vida os dinossauros nunca é uma boa ideia, mas parece que alguns cientistas ainda estão convencidos de que isso pode funcionar.