Os tipos de exames genéticos disponíveis incluem:
O mapeamento genético dá oportunidade às pessoas de entenderem se possuem risco de desenvolver câncer baseado no histórico familiar devido a uma mutação genética herdada, o chamado câncer hereditário. Isso é possível através da procura de mudanças específicas em seus genes, cromossomos, ou proteínas.
São testes realizados para identificar a presença de mutações genéticas que podem causar uma doença nos descendentes, mesmo quando os pais não manifestaram a doença, mas que outro membro da família possui, como um irmão, tio e etc.
Um dos maiores avanços da medicina nas últimas décadas foi a conclusão do Projeto Genoma, que possibilitou realizar o mapeamento genético. Este é um exame que faz uma leitura dos principais genes do indivíduo e relaciona as doenças ou complicações clínicas que são influenciadas por essas características genéticas.
Importância das pesquisas genéticas Compreender o processo de hereditariedade, bem como as características e especificidades dos cromossomos, genes, DNA e RNA foi um importante avanço para a humanidade, pois possibilitou a compreensão da evolução humana.