Historicamente, a Psicologia da Saúde começou com um grupo de trabalho em 1970, na American Psychological Association (APA), e, em 1978 foi criada a divisão 38, chamada Health Psychology, em resposta a uma crescente área de prática e pesquisa.
Quando a psicologia começou a se identificar como uma área do conhecimento distinta, o que ocorreu na segunda metade do século XIX, tinha como objetivo de estudo: (A) a experiência consciente humana.
De acordo com FUCHS e MILAR, no meio do século XIX houve o desenvolvimento científico da psicologia, o qual uniu as filosofias da mente aos estudos da fisiologia. ... Esta perspectiva influenciou as escolas de psicologia estruturalista, funcionalista, behaviorista e Gestalt.
No passado, os psicólogos muitas vezes identificaram-se exclusivamente com uma única escola de pensamento. Hoje, os psicólogos têm uma visão mais eclética sobre a psicologia. Eles muitas vezes recorrem a ideias e teorias de diferentes escolas ao invés de manter uma perspectiva singular.
Segundo as escritoras Margaret Mark e Carol S. Pearson, existem 12 tipos de arquétipos, sendo eles: Amante, Bobo, Criador, Cuidador, Explorador, Fora da Lei, Governante, Herói, Inocente, Mago, Pessoa Comum e o Sábio.
Produzem resultados positivos e fortes, como crescimento, riqueza, prosperidade, elevada auto-estima, sistema imunológico forte, alegria, criatividade, etc. Alguns exemplos de utilização positiva e/ou forte: Águia, falcão, gavião, coruja: Produzem dopamina. Águia: é um dos mais poderosos arquétipos que existem.