má articulação e conseqüente dificuldade para que os outros a entendam; omissões, distorções ou substituições dos sons da fala; inconsistência na coocorrência de sons (isto é, a criança pode produzir fonemas corretamente em algumas posições nas palavras, mas não em outras).
CID 10 F80 Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem – Doenças CID-10.
Distúrbio da Fala (ou Articulatórios) Dificuldades relativas à aquisição dos sons ou fonemas da língua, caracterizada pela ocorrência de omissões, trocas ou distorções dos sons que compõem as palavras.
Dislexia é uma transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica. Trata-se de um conjunto de sintomas, que resultam em pessoas com dificuldades com habilidades específicas de linguagem, particularmente a leitura.
Exames de audição e neurológicos podem ser solicitados, assim como avaliações para um diagnóstico preciso. Eles são fundamentais para diferenciar o distúrbio de fala de uma simples demora para falar.
Mas como saber quando procurar ajuda? Logo cedo, com poucos meses de idade, o bebê já é capaz de balbuciar e produzir sons como “ah” e “oh” e o ideal é que aos nove meses já tenha conseguido pelo menos esboçar alguma palavrinha como “mamã”.
Um fator importante para o desenvolvimento da linguagem é o ambiente em que a criança se encontra. A fala precisa ser exercitada e o ambiente familiar é primordial para isso. “Famílias pouco comunicativas e que interagem pouco com as crianças podem contribuir para o atraso na linguagem”, afirma o especialista.
Gagueira é um distúrbio neurobiológico da fluência da fala, que tem sua origem, provavelmente, no funcionamento inadequado dos núcleos de base, aglomerados de células nervosas envolvidos no controle da motricidade.