Autores do Realismo e Naturalismo
Gustave Courbet
O Teatro no Realismo e no Naturalismo passou a mostrar realidades burguesas com temas como a vida social, o casamento e o dinheiro entre outros. As representações também começaram a ser mais naturais, mostrando pessoas comuns, mais próximas da vida real.
O Teatro Realista foi um movimento geral no teatro do século 19 a partir do período de 1870-1960, que desenvolveu um conjunto de convenções dramáticas e teatrais com o objetivo de trazer uma maior fidelidade de vida real para os textos.
É uma vertente teatral surgida na França no fim do século XIX e início do século XX que buscava criar uma ilusão da realidade no palco através de uma série de técnicas e estratégias de atuação.
Como se pode perceber, a função do teatro, de maneira ampla, é a de causar reflexão e purificar, por meio de catarse, o espírito do homem. Sua importância se reafirma pelo aprofundamento do ser reflexivo e social.
Resposta correta: O teatro interfere criticamente na vida e na sociedade, por meio do debate e discussão coletiva das questões públicas. O teatro incentiva a ação para a transformação da realidade, criando alternativas criativas para o enfrentamento das questões do cotidiano.
O teatro é um meio de grande importância no cenário cultural, não só no Brasil como no mundo. ... Naquele tempo, os teatros viviam cheios, a peça conhecida nacionalmente rodou pelo Brasil e era uma peça acessível ao público, além disso, abriu portas para grandes atores hoje consagrados no meio artístico.
Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto. ...
Resposta: O teatro brasileiro surgiu quando Portugal começou a fazer do Brasil sua colônia (Século XVI). Os Jesuítas, com o intuito de catequizar os índios, trouxeram não só a nova religião católica, mas também uma cultura diferente, em que se incluía a literatura e o teatro. Espero ter ajudado!!
Resposta. Explicação: A origem do teatro contemporâneo começou com os fundamentos estéticos vivenciados no século XIX, entre público e artistas, e que foram desafiados e ampliados no século XX, expandindo-se em experiências e inovações teatrais. No século XIX o “Naturalismo” cênico dominava as convenções teatrais.