Para Chiavenato, objetivos organizacionais são o fim desejado que a organização pretende atingir e que orientam o seu comportamento em relação ao futuro e ao ambiente interno e externo. Neste sentido os objetivos organizacionais são a razão de ser das organizações, que necessitam de um fim objetivo.
As principais características da organização formal são: Divisão do trabalho: Cada pessoa produzisse o Maximo de peças dentro de um padrão de tempo aceitável, objetivo esse que só poderia ser atingido automatizando a atividade humana ao repetir a mesma tarefas varias vezes.
As quatro funções do administrador pelo modelo PODC são:
AMBIENTE - a organização atende às necessidades dos clientes presentes em um determinado ambiente. Diante disto, a alternativa que NÃO FAZ PARTE das variáveis básicas da organização é a letra "B".
As funções do administrador são: Planejamento, organização, direção e controle....
Processo administrativo é a sequência de atividades da Administração, interligadas entre si, que visa a alcançar determinado efeito final previsto em lei. Trata-se do modo como a Administração Pública toma suas decisões, seja por iniciativa de um particular, seja por iniciativa própria.
Fayol definiu o que seriam os principais princípios da administração, sendo eles: a divisão do trabalho, a autoridade responsabilidade, a disciplina, a unidade de comando, a unidade de direção, a subordinação dos interesses individuais aos gerais, a remuneração do pessoal, a centralização, a cadeia escalar (linha de ...